domingo, novembro 16, 2008


COMO SE CONTRÓI UMA MENTIRA


Duas dezenas de pessoas, a maioria acima dos trinta, aguardam a sua vez para fazerem seus pagamentos; como sempre, funcionários de menos ajudando a aumentar os lucros de mais para os nossos bravos banqueiros.

O sujeito bem vestido, terno de bom corte, camisa de bom linho, gravata de grife - paraguaia ou autêntica: quem sabe a diferença? - sapatos reluzentes, tudo combinando com jeitão de sociólogo da USP (cavanhaque e bigode), óculos à John Lennon e um ar de doidão; como os do próprio ex-Beatle conversa com um senhor à minha frente (na verdade parecia dialogar com seu umbigo). Aumenta o tom da voz e dispara:

- "...Não meu caro, não votei nelle não, mas conheço tudo a respeito delle..." . O sociólogo continua:

- "Ao contrário do que dizem, elle tem instrução sim: cursou universidade na Russia, fala quatro idiomas e é capaz de colocar qualquer economista no bolso..." .

O senhor à minha frente - uns setenta anos - finalmente dá o ar da graça:

- "Não posso crer. Por quê os grosseiros erros de Português sempre que abre a boca de improviso?"

O professor sociólogo uspiano ataca novamente:

- "Lembra do Vicente Matheus (ex-presidente do meu Coringão por oito mandatos !!)? Matheus vivia na mídia pelas declarações estranhas, pelos erros de português: era uma tática. Todos sabem que ele foi o melhor presidente que o Corinthians já teve...".

O painel digital/sonoro indica um guichê livre e lá vai o professor-sociólogo-uspiano pagar suas contas. Nã pude me conter e resolvi perguntar ao senhor setenta anos:

- "O senhor acreditou em tudo...?". O senhor de setenta anos num largo sorriso diz:
- "...Semana passada esse sujeito disse que dois generais presidentes foram treinados pela KGB: preparavam o terreno para que em breve um operário pudesse ser presidente da república..."
EU GUEEEEEENNNNTO????????

Nenhum comentário: