domingo, maio 04, 2014

Yom Hazikarom - Dia do Memorial



Yom Hazikarom.


Neste dia 04-05-2014 ao por do sol se iniciará mais um dia da lembrança (ou Dia do Memorial dos Mortos em Batalha e na Defesa de Israel) em Israel. 

Este é um dos dias mais tristes dentro da cultura de Israel, junto com o Dia do Holocausto e o dia da queda de Jerusalém, o Tishá b'Av, neste dia, é grande a influência do luto pois neste dia, as 20:00 soa a sirene que dá início ao Dia do Memorial, ou seja, Yom Hazikaron. 

Yom Hazikaron ou Dia da Memória (em hebraico : יום הזכרון לחללי מערכות ישראל ונפגעי פעולות האיבה, lit. Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo) é um feriado nacional de Israel. Yom Hazikaron é observado no dia 4 de Iyar no calendário hebraico e precede a comemoração do dia da Independência de Israel ou Yom Ha'atzma'ut, que ocorre no dia 5 de Iyar . Neste feriado relembra-se os veteranos e soldados mortos do Estado de Israel e da Força de Defesa de Israel que morreram no conflito árabe-israelense, além de relembrar das vítimas do terrorismo. O dia inclui muitas cerimonias em respeito aos soldados mortos em que soldados veteranos estão sempre presentes. 

O dia abre com cerimonias as 20:00hs após uma sirene de um minuto que e ouvida em todo o Pais. Durante a sirene todos os Israelis ficam de pe em silencio em respeito e memoria. Uma sirene de dois minutos e escutada as 11:00 da manha seguinte a qual marca a abertura oficial das cerimonias de memoria aos soldados que morreram em serviço, em todos os cemitérios do Pais em que haja soldados enterrados. 

O dia termina com a cerimonia de encerramento do Dia da Lembrança as 20:00 no Monte Herzl, na cidade de Jerusalém, onde as bandeiras do Estado de Israel ficam a meio-mastro. Durante o Tekes, ou seja, a cerimônia, estão presentes o Primeiro Ministro de Israel, o Ramat Kal, ou seja, o Comandante Geral das Forças de Defesa de Israel, o Presidente e Parlamentares além de celebridades e parentes das vítimas além de um grande corpo de soldados que participam do evento que é transmitido em cadeia nacional.

Durante a manhã e a tarde seguinte, milhares de parentes das vítimas vão velar seus perdidos em combates e atentados no cemitérios de Israel, e ao final da Tarde, começo da noite(ou seja um novo dia em Israel), após as 20:00 hs se inicia o dia da Independência de Israel. 

 Dentro da sociedade israelense há um constante clamor por parte de muitos na sociedade que pedem para separar estes dois dias por causa da dificuldade que há de passar do luto para as comemorações, fato que muitos reclamam como sendo incompreensível e transtornador. Em menos de 24 horas, em Israel, passa-se do dia mais triste(dia do memorial) da história moderna do país para o dia mais feliz(dia da independência). Yom Haatzmaut 

Yom Ha'atzmaut ( hebraico : יום העצמאות yom ha-'aṣmā'ūṯ; árabe : الإستقلال 'Id al-عيد Istiqlal) é o Dia da Independência de Israel, que comemora sua declaração de independência no ano 1948. Comemorado anualmente no dia 5 do mês judaico de Iyar, que gira em torno da declaração do estado de Israel por David Ben Gurion, o primeiro chefe de estado, em Tel Aviv no dia 14 de maio de 1948( 5 Iyar, ano de 5708 ), e marca também o fim do Mandato Britânico da Palestina. É sempre precedido pelo Yom Hazikaron, que lembra a memória dos soldados israelenses e das vítimas do terrorismo no dia 4 de Iyar. Uma cerimônia oficial é realizada a cada ano no Monte Herzl em Jerusalém, na noite de Yom Ha'atzmaut. A cerimônia inclui um discurso do presidente do Knesset (o Parlamento israelense), uma apresentação dramática, uma marcha de soldados carregando bandeiras de Israel , formando estruturas elaboradas (como Menorah , Magen David e um número que representa a idade de Israel) e da acender de doze tochas (uma para cada uma das Tribos de Israel). Todos os anos uma dezena de cidadãos israelenses que fizeram uma grande contribuição social em uma área selecionada, são convidados acender as tochas em cadeia nacional.


Fonte: cafétorah

Nenhum comentário: