quinta-feira, maio 14, 2020

Comida e máscaras só para muçulmanos; cristãos não.





Os casos de coronavírus continuam a crescer no país de maioria muçulmana. Mas a Comissão Nacional de Justiça e Paz denuncia: "A ajuda é distribuída apenas aos muçulmanos"

por Alessandra Benignetti -quinta- feira , 14/05/2020 - 11:53 (horário Itália)



A ajuda de emergência foi comprada com zakat , a esmola ritual fornecida pela sharia e, portanto, não pode ser distribuída a cristãos e outras minorias religiosas, mas apenas a fiéis islâmicos. Isso acontece no Paquistão , um país de maioria muçulmana, onde nas últimas 24 horas foram registrados dois mil novos casos de coronavírus. A curva começou a subir novamente após o abrandamento parcial das restrições por parte do governo, o que levou centenas de pessoas a entrar nos mercados locais. Os números oficiais falam de mais de 30 mil infecções. Entre as províncias mais afetadas está a de Punjab.

Bem aqui, de acordo com Cecil Shane Chaudhry, diretora executiva da Comissão Nacional de Justiça e Paz, uma organização católica de direitos humanos, várias organizações religiosas muçulmanas excluíram membros de outras denominações religiosas da distribuição de ajuda. Nos últimos dias, voluntários de um centro islâmico na vila de Sandha Kalan, no distrito de Kasur, se recusaram a oferecer comida para centenas de famílias em dificuldade, só porque são cristãs. O mesmo aconteceu em Lahore, em uma vila na Raiwind Road.


Ainda na mesma cidade, o imã de uma mesquita em Model Town, anunciando uma distribuição de alimentos para os mais necessitados, especificou que seria dirigido "apenas aos muçulmanos". E, no entanto, assegura Chaudhri, que denunciou o incidente à fundação pontifícia Ajuda à Igreja em Necessidade, são precisamente aqueles pertencentes a minorias que precisam mais do apoio do Estado e de organizações beneficentes. Os cristãos , em particular, disseram aos jornalistas italianos que "desempenham os empregos mais mal pagos, com salários diários que os obrigam a viver abaixo da linha da pobreza ou dependem de um emprego que está desaparecendo por causa do bloqueio" .

O ativista, portanto, apela ao governo de Lahore por " máscaras , luvas e outras ferramentas de proteção a serem fornecidas aos trabalhadores da saúde e trabalhadores domésticos, muitos dos quais são cristãos" . São precisamente os membros dessa minoria religiosa, que exercem as profissões mais humildes e, consequentemente, os mais expostos à infecção, que estão em maior risco. "Covid não conhece fronteiras, todos estão em perigo, independentemente da religião - recomenda Chaudhry - como pode ser considerado correto negar comida e outras ajudas de emergência a cristãos e outras minorias, considerando em particular que eles estão entre os que mais sofrem atualmente?" .

A proposta é usar censos para direcionar a ajuda principalmente para os mais vulneráveis. Mas, por enquanto, o ativista denuncia: "não temos conhecimento de nenhuma iniciativa que inclua membros de minorias religiosas para garantir que suas necessidades não sejam ignoradas" .

Alessandra Benignetti escreve para o il.jornale.it 


Nenhum comentário: