sábado, fevereiro 04, 2012

Câmeras de vigilância em urnas.





Só na Russia, que fique bem claro. Aliás por aqui nem adiantariam; o problema é a possível fraude na própria urna. E ninguém reclama, reclamou ou pensa em reclamar. Esse povo merece mesmo o governo e os desmandos que tem.

Vamos à notícia porque falar das Urnas Eletrônicas Inauditáveis no Brasil é pregar no deserto e sem gafanhotos:

As autoridades russas começaram instalar nesta quinta-feira (2/02) as primeiras câmeras prometidas pelo primeiro-ministro, Vladimir Putin, para garantir a legitimidade das eleições presidenciais e evitar que novos casos de irregularidades questionem o resultado do próximo pleito, marcado para o dia 4 de março.

Lembrando que a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse que as eleições na Rússia não foram livres nem justas, ao fazer um pedido mais amplo pela liberdade digital durante uma reunião europeia sobre segurança.

Lembrando ainda que na democrática Rússia centenas de opositores foram detidos em Moscou ao tentar invadir a sede da CEC (Comissão Eleitoral Central), após participar de um ato de protesto contra os resultados das ultimas eleições parlamentares.

De acordo com a agência oficial russa "Itar-Tass", o número de detidos ultrapassa 300, enquanto outras fontes elevam sensivelmente esta estimativa. "Revolução", "Liberdade" e "Novas eleições", gritavam os ativistas, enquanto corriam para evitar serem presos pela tropa de choque da Polícia, informam as agências de notícias russas.

Voltando às novidades russas para impedir as fraudes eleitorais:

"O equipamento inclui duas câmeras web de alta resolução, um computador, uma fonte de alimentação e cabos", assegurou um porta-voz do governo do enclave báltico russo de Kaliningrado à agência oficial RIA Novosti.

Um colégio eleitoral da cidade de Baltiisk (Kaliningrado) foi o primeiro a receber as câmeras de web que permitirão fazer com que os russos acompanhem ao vivo a votação.

Durante todo o mês de fevereiro, os 513 colégios da região serão equipados com esses dispositivos eletrônicos. "A ideia é tornar as eleições mais transparentes", disse a fonte.

O funcionário também acredita que as imagens captadas por essas câmaras de web podem servir como uma prova incontestável no caso de uma possível irregularidade.

Com o propósito de "evitar que as próximas eleições sejam alvo de questionamento por conta de irregularidades", Putin anunciou, no último mês de dezembro, que iria colocar câmeras de web em cada um dos quase 100 mil colégios eleitorais.

- Elas ficarão funcionando 24 horas, de dia e de noite. A transmissão pela internet possibilitará que o país veja o que ocorre em cada urna. Assim, poderemos evitar qualquer tipo de falsificação.

Putin, que tenta retornar à presidência após quatro anos como primeiro-ministro, também advertiu sobre o risco da oposição tentar invalidar as eleições presidenciais caso ele seja eleito.

No entanto, a iniciativa do premiê não serviu para dissipar as dúvidas, já que tanto opositores, como observadores independentes, advertiram que a instalação dos aparelhos não serve como garantia contra fraude. Isso porque, as câmeras não vão acompanhar a apuração.

Em dezembro, após a realização das eleições parlamentares, a Rússia foi palco da maior onda de protestos dos últimos 20 anos, os quais exigiam a anulação do pleito por conta das denúncias de uma possível fraude governista.

A oposição acusa à Comissão Eleitoral Central de manipular os resultados para que o partido de Putin, a Rússia Unida, alcançasse a maioria das cadeiras na Duma, a Câmara dos Deputados da Rússia.

Putin anuncia reformas e cria "defensor do empresário"

Vladimir Putin também anunciou nesta quinta-feira que irá criar no país a figura do "defensor do empresário" para proteger os interesses dos investidores nacionais e estrangeiros.

"Haverá um defensor dos interesses de todos os empresários, não só dos investidores estrangeiros", disse Putin, citado pela agência Interfax, no fórum Rússia-2010, realizado em Moscou.

Fontes diversas, mais R7

Nenhum comentário: