quinta-feira, agosto 02, 2012

O BRASIL É UMA PEPSI-COLA?





A Pepsi-Cola vem desenvolvendo uma campanha de marketing ousada. Alguns dizem que a fábrica do refrigerante se rendeu e assumiu que não é o preferido; outros entendem que é uma forma diferente de se impor e assumir uma liderança nunca alcançada.

O Brasil dos últimos 9 anos, parece a Pepsi-Cola e tenta se impor através do marketing, tão caro e ousado quanto a campanha desenvolvida pela multinacional do refrigerante. Todavia, ao contrário do refrigerante, as alternativas que se apresentam para quem "compra" o novo Brasil têm sido um desastre.

Tanto a Pepsi quanto o Brasil atual, são frutos do marketing; só que a Pepsi paga seu marketing com seus próprios recursos; já o Brasil paga seu marketing com recursos das empresas governamentais e isso significa que o contribuinte é quem paga pela "farra". Seria como se a Coca-Cola financiasse a campanha "Pode ser?" da Pepsi.

Se fizermos um pequeno esforço, veremos que o marketing governamental é muito parecido com o da Pepsi. Querem ver?

-  "O consumidor brasileiro quer juros mais condizentes com um pais de terceiro mundo que eternamente sonha em ser uma nação decente. O governo oferece ao consumidor com a maior cara de pau do mundo, uma redução nos ganhos da poupança e sem nenhum pudor diz: Pode Ser?

- "Para julgar os corruptos do mensalão, a parte não contaminada da população exige independência dos magistrados do STF. O governo oferece 8 dos 11 ministros nomeados nos últimos anos e diz com a carinha de uma madre Tereza: Pode Ser?

- "Queremos um jurista renomado, de reputação ilibada e de notável saber jurídico para a mais alta corte do país, diz o contribuinte". O governo oferece o José Antonio Dias Toffoli (ex advogado do petê e amigo pessoal de Lula e causídico do José Dirceu, apontado como "chefe de quadrilha")e com a cara mais cândida do mundo diz ao pagador de impostos: Pode ser?

A vantagem, no caso do Marketing da Pepsi, é que o consumidor pode escolher entre o Pode Ser a Pepsi e o Eu Quero é Coca-Cola ou Guaraná ou Tubaína ou outras dezenas de refrigerantes; já no caso do Marketing do Governo - o Pode Ser é sempre o Pior - o cidadão só tem uma saída e essa, necessariamente passa pela posse de um Passaporte e uma passagem só de ida para outro país - longe do continente sulamericano.

Querem um pais melhor em 2014? Tirem o cavalinho da chuva; o Pode Ser do governo será Dilma ou mais do mesmo (Lula).


Nenhum comentário: