domingo, março 30, 2008

OS GRANDES LÍDERES NAS PESQUISAS






É óbvio que ainda não existiam institutos de Pesquisa no Império Romano. Se existissem, o Poncio Pilatos seria então o Armando Monteiro Neto da CNI ou o Clesio Andrade da CNT (e do mensalão do Azeredo). Sabiamente, o Pilatos escolheu o local adequado para mandar pau na sua pesquisa. Reuniu os cumpanheiros do sindicalista mais famoso da época e perguntou candidamente: Cristo ou Barrabás? O resultado dessa primeira pesquisa na história, todo mundo conhece, lembramo-nos dela toda sexta-feira santa.

A segunda grande pesquisa foi realizada pelo Adolfinho. A Germania (não é a cerveja), tava numa penuria de dar dó - parecida com as meia duzias de crises pelas quais a Pinoquilândia Tupiniquim passou, tempinhos atrás -. O Adolfinho que não era um gênio, mas era instruido por intelectuais safados, achou um culpado pela pindaíba em que viviam os chucrutes e, o resltado dessa pesquisa todo mundo conhece;menos uns dez milhões que não tiveram a oportunidade de ler os jornais de 1945.

A terceira grande pesquisa começou em 1958 e não terminou até agora. O Fidelzinho ganha pesquisas há 50 anos; e não precisa pagar I-bofes, data-falhas, non-sensus ou botox-populis. 


Existiram outras pesquisas com resultados surpreendentes em várias democraduras: na China - antes de serem grandes fabricantes de guarda-chuvas descartáveis-; na ex-URSS do filho da (sra.) Putin; na Coréia da Morte, digo do Norte e em uma dezena de países Africanos. 

Como se pode ver, as pesquisas são muito boas e tudo depende da metodologia aplicada. O Poncio Pilatos fez a sua pesquisa no diretório dos petralhas da época. O Adolfinho comprou uma porrada de jornalistas chucrutes. O Fidelzinho fazia - e ainda faz - suas pesquisas no local mais apropriado de Cuba: o Paredón. E assim caminha a unanimidade (ou seria assim caminha a humanidade?), com bolsas-familia e só maldade (ou seria em passos de formiga e sem vontade?). Sei lá... que me perdoe o Lulu Santos.

Nenhum comentário: