sexta-feira, setembro 30, 2011

Cuba mudará, mas império americano talvez caia antes!.







Quem esperava que Fidel, o comandante e não o filho do Sócrates, estivesse no museu do Cairo se enganou.O comandante, nesta quinta feira, afirmou que "muitas coisas mudarão em Cuba", mas sem a interferência dos Estados Unidos que, "talvez tenham seu 'império' derrubado antes". Em resposta a Obama que afirmou na quarta feira "é o momento para que aconteça algo em Cuba...um genuíno espírito de transformação dentro de Cuba...se o governo cubano adotar medidas em direção à democracia e o respeito aos direitos humanos, seu país estará aberto a uma 'nova relação'".

Fidel, como todo mau comunista, ironizou a fala de Obama: "Que simpático! Que inteligente! Tanta bondade não o permitiu compreender ainda que 50 anos de bloqueio e de crimes contra nossa pátria não puderam dobrar nosso povo"(a última de suas "Reflexões", intitulada "A vergonha supervisionada de Obama").

Fidel ainda  tagarelou muito sobre René Gonzáles, que sairá da prisão em outubro mas não poderá retornar à Ilha (e isso lá é castigo?) após 13 anos de reclusão por espionagem. 

René foi detido na Flórida em 12 de setembro de 1998 junto com Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Fernando González e Ramón Labañino.
Em julgamento realizado em Miami em 2001, os cinco foram declarados culpados de conspirar contra a segurança nacional americana como parte de uma rede de espionagem denominada "Avispa" (parece mais nome de dedetizadora), e condenados a penas que vão de 15 anos de detenção a prisão perpétua.

As autoridades cubanas não admitem que seus agentes espiões estavam conspirando mas apenas buscavam impedir atos terroristas contra Cuba. Isso deve ser muito comum por lá: texanos-bomba explodindo em pleno Hopi Hari Cubano, apenas não noticiam por aqui.

A notícia não especifica se nesse momento Fidel  estava rindo, mas acreditar numa piada dessas é coisa reservada só a petralhas e assemelhados.

O novo artigo de Fidel Castro (que obviamente será lido o-bri-ga-to-ri-a-men-te em todas as escolas, banheiros públicos - se os houver lá -, repartições, muros e cemitérios) reproduzido nesta quinta-feira pela imprensa cubana é o terceiro que publica em menos de uma semana após uma interrupção de quase três meses que deu origem a rumores infundados - e decepcionantes - sobre seu estado de saúde.

Então estamos todos conversados, segundo Fidel: Cuba mudará e o Império Americano ruirá!!! Nessas horas eu imagino Deus dando risadas e dizendo baixinho: "Não na minha gestão".


Nenhum comentário: