quarta-feira, setembro 07, 2011

SAMIR ACHÔA

Eu não poderia deixar passar em brancas nuvens o aniversário de um grande homem publico. Se estivesse vivo, Samir Achôa estaria fazendo 78 anos. Para um homem que não parava nunca, que ao longo de sua vida não sabia o que eram férias de 30 dias, Samir morreu jovem aos 75 anos. Certamente ele sempre pensou que teria muito mais a fazer, como advogado, como homem publico e como chefe de família. 

Lembro-me de como ele se preocupou comigo, que não nos conhecíamos pessoalmente, somente através de telefonemas ou e-mails, quando por um problema qualquer fiquei um bom tempo sem publicar o Blog e sem ligar para o programa que ele apresentava há mais de trinta anos. Samir mobilizou pessoas para tentar me achar. Quem não se sentiria orgulhoso? 

Finalmente, após anos, tive a honra de ir ao seu programa num dia 8 de dezembro de 2007 e posteriormente num 22 de dezembro do mesmo ano. Foi algo que me marcou; afinal falar ao vivo com ouvintes jamais esteve nos meus planos e foi exatamente o que ele me fez fazer.

O guerreiro Samir se foi, mas deixou milhares de seguidores. Sobre ele escrevi no blogando francamente (homenagem ao programa que ele abrilhantava "Falando Francamente") em 3 de julho de 2008: 
...."Eu tive um pai fantástico. Meu pai, além de tudo, era um grande amigo meu. Eu sinto saudades dele. Todos os dias, nas minhas orações, não me esqueço dele e de minha mãe. Meu pai, um homem que realmente foi um grande amigo meu. A todos os pais, muitas felicidades, muita paz e muita compreensão para com os filhos. Hoje é difícil criar um filho; a televisão acabou com o sentido de família e vocês pais têm que reagir a isso". Samir Achôa, 12/08/2007. 

O Samir era dessas pessoas que conquistam a todos em apenas dez minutos de prosa. Samir entrou na política para que a Cidade de São Paulo tivesse seu ensino fundamental. Mas o Samir de verdade não era o político, um dos fundadores do PMDB, partido que últimamente não defendia com a garra de outrora, ao contrário, Samir vem questionando o deputado Michel Temer sobre os rumos que o outrora Manda Brasa, vem tomando. 

O Samir Achôa é o brilhante advogado, pai, avô e acima de tudo o cidadão que sempre batalhou pelos mais desassistidos, juridica e socialmente. Travou grandes batalhas, contra os desmandos do então ministro da Previdência Jader Barbalho; para implantar o Código de Defesa do Consumidor na Constituição de 88; por ter conseguido retirar da Constituição Federal de 88 um artigo que acabava com a Terceirização no país; um incansável que, nos últimos tempos não poupava críticas ao governo federal e até ao grande amigo governador José Serra que, "vai implantar o maior calote da história nos precatórios" (PEC 12). 

O Samir já era um defensor dos ouvintes d'O Trabuco, programa comandado por Vicente Leporace, na década de 60, uma lenda na radiodifusão paulista (Radio Bandeirantes). Nessa ocasião começava a carreira do Radialista e o Programa Falando Francamente (no ar há 35 anos) nunca se calou, pulou de emissora muitas vezes, quer por censura dos governantes, quer pela falta de patrocinio - ninguém quer associar seu nome a alguém que nunca poupou críticas a quem as merecia -. 

Samir Achôa, lutava contra um cancer de pulmão e mesmo nas fases mais críticas da doença, nunca deixou de participar do programa Falando Francamente, quer pessoalmente quer por telefone, de sua casa ou do leito de um hospital. 

O Brasil perdeu mais um lutador, hoje, 3 de julho a 1:50 hs. O sepultamento do Grande Guerreiro será no Cemitério Getsêmani às 16 horas. Os bons estão nos deixando, a canalha vai ficando: "Porque no Brasil, é assim mesmo", diria Samir Achôa. 

Sobre Samir Achôa também escreveu o dr. David Zylbergeld, outro admirador de Samir e participante do programa: "Samir Achoa ao longo da sua vida sempre foi um estudioso, abnegado e obstinado lutador em prol da democracia, do direito de ir e vir, da livre expressão e das liberdades como um todo. Um defensor inconteste dos menos favorecidos. Um homem culto dotado de idéias e pensamentos avançados, que odiava com todas as suas forças qualquer tipo de corrupção, condutas imorais e aéticas, situações estas sempre presentes no seio político brasileiro, muito mais exuberantes e evidentes nos dias atuais. Além disso, Samir foi um feroz critico, tanto como jurista, jornalista, radialista, quanto cidadão comum, contra qualquer tipo de racismo, discriminação, intolerância ou a impunidade ofertada aos criminosos de alto poder aquisitivo e, da imunidade que garante a um número expressivo de políticos as suas preservações por anos afio na ocupação de assentos nos diversos parlamentos brasileiros o que favorece e pereniza a roubalheira, os conchavos e favorecimentos. Enfim, Samir Achoa deixa um legado, uma verdadeira escola, ensinamentos em profusão para as novas gerações, no que tange aos preceitos de justiça e no amplo respeito ao cidadão e à nação brasileira. Que você meu eterno, querido e amado amigo descanse em paz!"
Dr. David Neto - Médico, Radialista e Jornalista 

 *O cartum foi feito pelo mago Roque Sponholz.

Nenhum comentário: