segunda-feira, dezembro 04, 2017

Navios-fantasma da Coreia do Norte cheios de esqueletos à deriva no Pacífico




por Everthon Garcia(*).




Até agora este ano, mais de 40 barcos norte-coreanos foram encontrados à deriva.

“O número de navios e barcos da Coreia do Norte à deriva com cadáveres chegou a 44 este ano”

Esta semana, a Guarda Costeira do Japão encontrou uma embarcação precária feita de madeira na areia da ilha de Sado, no Mar do Japão. Este é outro dos “navios-fantasma” vindos da Coreia do Norte cheios de cadáveres.

Sua aparição ocorreu dois dias depois de o mar expor, no mesmo lugar, um par de cadáveres quase irreconhecíveis como seres humanos.






“Eram ossos rodeados de roupas e com pouca carne. Dentro do amaldiçoado barco, oito esqueletos, também vestidos”, de acordo com Infobae.

Quem seriam essas pessoas que perderam suas vidas no meio do Pacífico? Pessoas tentando escapar da ditadura da Coreia do Norte?

Através da análise feita nos corpos e nos restos de objetos ali encontrados, concluiu-se que vieram da Coreia do Norte.

Até agora este ano, mais de 40 barcos norte-coreanos foram encontrados à deriva.






Uma investigação feita pelo site es.gizmodo.com descobriu que, em 2015, foram encontrados até 34 embarcações misteriosas que flutuavam à deriva, incluídas as 11 encontradas entre o final de outubro e novembro. Mas em 2014, o Japão encontrou outras 65. E em 2013 encontraram 80. Como se explica isso?

Alguns de seus ocupantes conseguem chegar em segurança ao Japão. Mas a maioria morre na tentativa. O mar que geralmente está calmo na maioria dos meses, se torna mortal a partir de novembro.







“Dezenas de navios de pesca da Coreia do Norte chegam às margens do Japão todos os anos porque o mau tempo, a falta de radar, o mau funcionamento do motor ou a falta de combustível — situação comum na Coreia do Norte — facilitam que esses barcos fiquem à deriva durante a pesca”, informou o jornal Critica, em sua especulação sobre a origem dos navios sinistros.

Na sexta-feira passada (24), a polícia encontrou oito norte-coreanos em uma zona costeira no norte do país que ficaram à deriva no mar durante um mês. Não eram desertores, mas um grupo de pescadores que se perderam devido a problemas no motor do barco, asseguraram as autoridades.



Em outras ocasiões, os ocupantes dos navios morrem em alto mar e seus corpos acabam chegando ao território japonês, o que levou a mídia local a batizar esse tipo de navio com o nome de “navios-fantasma”.

Por exemplo, em 20 de novembro de 2015, a polícia disse que encontrou 10 corpos em três barcos próximos à costa da prefeitura de Ishikawa.

Dois dias depois, outro barco de madeira foi encontrado perto da prefeitura de Fukui com seis crânios, um corpo quase intacto ao lado de uma cabeça e vários ossos e restos humanos.

Após o último dos navios-fantasma ser encontrado esta semana, o Japão intensificou suas patrulhas costeiras e pediu às autoridades locais e pescadores, na terça-feira, para permanecerem vigilantes após a descoberta em sua costa norte de vários navios que se acredita vieram da Coreia do Norte. Um dos barcos carregava cadáveres a bordo, de acordo com o jornal El Nuevo Herald.


Fonte:conservadorismodobrasil.com.br

Nenhum comentário: