sábado, novembro 26, 2011

BRASIL:UM PAÍS DE LOUCOS.

BRASIL:UM PAÍS DE LOUCOS.



Se tem uma coisa que o brasileiro jamais poderá negar é que viver nesse país seja monótono. Nenhum dia é igual ao outro; a tendência é que o amanhã seja pior do que o ontem e o hoje juntos.

Um habitante do espaço que chegasse hoje e ligasse a TV para se inteirar da situação do país ficaria surpreso - ou louco -. Veria, esse nosso extraterráqueo, dentre outras coisas, que momentâneamente toda a mídia passou a se preocupar com uma doença milenar: o câncer. Todos os dias alguma notícia sobre esse ou aquele tipo de câncer vai ao ar e, mais incrível ainda, é que sempre há espaço para citar o ex-presidente do país; talvez por saudade, talvez por problemas de caixa, já que as propagandas do governo não são tantas quanto as do desgoverno passado. Mas as notícias sobre essa doença são positivas: há cura sim, há esperança sim. 


Uma pausa para os comerciais e em seguida o noticiário mostra o descaso nos hospitais do sistema quase perfeito de saúde, o SUS. Todos os dias alguém morre na fila à espera de socorro; alguém é diagnosticado errôneamene; alguém tem sua medicação trocada e morre; enfim nada de monotonia quando o assunto é saúde. Aí o nosso extraterráqueo começa a ficar confuso: como é que o Sistema de Saúde é tão perfeito se morrem tantos à espera dele? Como é que o sujeito que tornou o SUS um sistema perfeito vai se tratar em hospital privado?

Nova pausa para comerciais. Itaipava, Brahma, Skol, Antártica, Devassa... um show de cervejas leva o nosso visitante espacial a sentir sede: não há quem resista; afinal quem toma cerveja está sempre ao lado de bonitas mulheres (Nosso visitante não viu, é claro, as antigas propagandas de cigarro, caso contrário passaria a fumar também). 

O noticiário recomeça e mais um, dois ou mais acidentes com mortes causadas por embriaguês ao volante. Nosso visitante começa a ficar confuso: "Se incentivam tanto o sujeito a beber, o que deveriam esperar? Que um bêbado descobrisse a cura do câncer ou que se tornasse presidente?". Nosso visitante não sabe mas, das duas alternativas uma é verdadeira.

O noticiário vai em frente e o nosso visitante vê cenas de arrepiar pelo de Sphynx (o gato sem pêlos): as cracolândias cheias de trapos humanos consumindo drogas, ao vivo e à côres, em todas as capitais do Brasil. A seguir o visitante espacial se depara com mais uma lei que visa a proibição do cidadão fumar (tabaco) em parques, praças e - em breve - debaixo d'água. Mais um nó na cabeça do visitante: "Que gente estranha!! Proibem fumar cigarros, mas esquecem da maconha (um incentivo sempre presente nas passeatas uspianas), do crack, da heroína....".

É hora do visitante voltar para a imensidão do espaço. Em nave espacial de última geração, comprada por um preço inferior ao dos automóveis de luxo brasileiros, lá vai ele...

Não é fácil ser brasileiro... seguramente seria essa a conclusão do visitante espacial. E ele nem leu a última edição da Veja, nem faz ideia do que seja corrupção governamental.

Nenhum comentário: