quinta-feira, novembro 24, 2011

Dia Nacional de Ação de Graças(*)

Dia Nacional de Ação de Graças(*)




(*) Parece incrível, mas essa data é a mais controversa possível:
O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.

As palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro, encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro.





Salmo 56

Tem misericórdia de mim, ó Deus,
pois homens procuram me devorar;
pelejando, me aflingem o dia todo.
Os meus inimigos procuram me devovar o dia todo;
pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo.
No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.

Em Deus, louvarei a sua palavra,
em Deus ponho a minha confiança e não terei medo.
Todos os dias torcem as minhas palavras;
todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.

Ajuntam-se, escondem-se, espiam os meus passos,
como que aguardando a minha morte.
Escaparão eles por meio da sua iniqüidade?
Ó Deus, derruba os povos na tua ira!

Tu contas as minhas aflições,
põe as minhas lágrimas no teu odre.
Não estão elas no teu livro?

No dia em que eu a ti clamar, retrocederão os meus inimigos,
isto eu sei, porque Deus é por mim.
Em Deus, louvarei a sua palavra, no Senhor louvarei a sua palavra.
Em Deus ponho a minha confiança;
e não temerei o que me pode fazer o homem.

Sobre mim estão os votos que te fiz, ó Deus;
eu te oferecerei ações de graças;
pois tu livraste a minha alma da morte.
Não livraste também os meus pés de tropeçarem,
para que eu ande diante de Deus na luz da vida?

Amém


Gente na imagem atrapalha: melhor os amigos do homem


Nenhum comentário: