quarta-feira, novembro 23, 2011

Esse é um pais que vai...(*)


Segundo notícia publicada no Diario do Grande ABC, a quantidade de cheques devolvidos em outubro chegou a 1,6 milhão, que representa 1,92% do total de 84,5 milhões compensados. Em igual mês do ano passado, esse percentual era de 1,56% da soma de 89,8 milhões de folhas debitadas, conforme indicador divulgado pela Serasa Experian. O Dia das Crianças foi o responsável para que o percentual aumentasse.
O Estado de São Paulo tem o menor fatia de cheques devolvidos no País, com apenas 1,44% do total. Entretanto, nas regiões Norte e Nordeste, os Estados de Roraima, Acre e Maranhão são os campeões, com 12%, 8% e 8% do percentual de folhas emitidas sem fundos, respectivamente.

Por outro lado, o Ricardo Noblat informa em sua coluna que "Dívida total do consumidor atingiu R$ 653 bilhões em abril e equivale a 40% da massa anual de rendimentos do trabalho e da Previdência".

Todavia, quando ligamos a televisão, notadamente nos canais abertos, nos deparamos com notícias conflitantes. De um lado tiros, facadas, gente jogada no chão de hospitais, assassinatos, tráfico de drogas, tráfico de armas, tráfico de mulheres, pedofilia e o que mais se imaginar; de outro lado, caras sorridentes dos apresentadores dos jornais, nos mostram um país maravilhoso, cheio de oportunidades, sem desemprego e com o brasileiro cada vez ganhando mais.

Sonhemos que o governo federal resolva reprimir de verdade o tráfico de drogas; o contrabando até de bolinha de ping pong da China e a venda de CDs/DVDs piratas, só para começar. Qual seria o índice de desemprego? Sonhemos novamente que a Justiça resolvesse realmente fazer valer a lei e fizesse com que os condenados cumprissem as penas a que foram condenados. Quantos presídios seriam necessários serem construídos em tempo recorde? Certamente centenas de prisões.

Crimes e renda do brasileiro têm tudo a ver ou não? Se os crimes forem reprimidos verdadeiramente a renda do brasileiro cairá absurdamente; veremos mais gente protestando por empregos de verdade; finalmente o brasileiro acordará e esse rascunho de governo - que deveria ter sido apenas ideia de gente que não tem o que fazer - certamente ficaria com os dias contados.

O grande problema é que não haveria gente realmente confiável para assumir o comando do país. Quantos "oposicionistas" estariam aptos a dirigir o país? Então voltemos a sonhar com um país justo; sem corrupção; sem estudantes experts em maconha; sem ex-terroristas dirigindo o país; sem sindicalistas posando de estadistas; sem juízes corruptos e sem jornalistas cuja Isenção só vale na hora de declarar o Imposto de Renda. 

Voltemos à realidade e vamos protestar, uai!


(*)... não sei para que lugar, mas vai...

Nenhum comentário: