quarta-feira, janeiro 03, 2018

Os brasileiros são contra a privatização?


por Adolfo Sachsida(*).







➤NOTA DO BLOGANDO FRANCAMENTE: Definitivamente não acreditamos em pesquisas que envolvam assuntos políticos, sejam do DataFolha ou de quaisquer outros institutos brasileiros; afinal quem os remunera tem total interesse nos resultados;logo não há isenção nem nos contratantes e muito menos nos contratados.
Razões nunca faltaram para desconfiar das pesquisas:
- Pesquisas apenas o começo de uma fraude
- Pesquisas apenas o começo de uma fraude maior



Será mesmo? Vejamos, que tal o Datafolha fazer as seguintes perguntas:




ᐅ2) Você concorda que dinheiro de impostos sejam usados para subsidiar empresas estatais que dão prejuízo?


ᐅ3) Você concorda que o Estado deva reduzir seu gasto em saúde e educação públicas para pagar a conta de estatais que dão prejuízo?


ᐅ4) Você concorda que o Estado deva manter o controle das empresas estatais que foram usadas para corromper o sistema político e resultaram no maior escândalo de corrupção de nossa história?


A doutrinação esquerdista nas escolas e universidades, aliadas a grande penetração de ideias socialistas em sindicatos, jornais, revistas, e partidos politicos, difamaram e deturparam para a população a ideia de privatização.


Perguntas genéricas do tipo da elaborada pelo Datafolha apenas capturam esse viés incutido na população em geral. Aposto com quem quiser que a esmagadora maioria dos brasileiros responderia NÃO as perguntas formuladas acima.


O mesmo vale para perguntas referentes a privatização da Petrobras. Anos de propaganda do “petróleo é nosso” geraram um forte viés em defesa da Petrobras. Aqui caberiam as seguintes perguntas:


ᐅa) Você concorda em pagar mais caro pelo combustível, e pelo transporte coletivo, para que a Petrobras continue estatal?


ᐅb) Você concorda em transferir dinheiro público da saúde e da educação para que o governo continue dono da Petrobras?


ᐅc) Você acha justo o governo fazer indicações políticas para as empresas públicas ou o melhor é privatizá-las?


Enfim, as contas públicas estão completamente deterioradas. Privatizar empresas públicas é uma maneira de tentar sanar as finanças estatais. Além disso, apresenta várias outras vantagens tais como aumentar a competição no mercado, aumentar a eficiência e a produtividade da economia, dando ao consumidor acesso a produtos de melhor qualidade a preços mais acessíveis. Por fim, privatizar empresas é um potente remédio contra a corrupção que assola o Estado brasileiro.


Vale ressaltar que é possível privatizar empresas estatais sem demitir os funcionários que lá trabalham. Isso pode ser feito facilmente no ajuste do contrato de venda.


Para finalizar, não deixa de ser irônico notar que, tal como ressaltado pelo Datafolha, entre os maiores entusiastas da privatização estejam os eleitores do Deputado Jair Bolsonaro. Isso mostra que muito dos apoiadores do deputado têm sim um forte compromisso com a economia de mercado.



(*)Adolfo Sachsida - Doutor em Economia (UnB) e Pós-Doutor (University of Alabama) orientado pelo Prof. Walter Enders. Lecionou economia na University of Texas - Pan American e foi consultor short-term do Banco Mundial para Angola. Atualmente é pesquisador do IPEA. Publicou vários artigos nacional e internacionalmente, sendo de acordo com Faria et al. (2007) um dos pesquisadores brasileiros mais produtivos na área de economia.
Fonte: institutoliberal.org.br

Fonte: institutoliberal.org.br

Nenhum comentário: