domingo, outubro 15, 2006

OLHA A PESQUISA AÍ GENTE






OLHA A PESQUISA AÍ GENTE!!!!.


Quando muitos desconfiam que deve haver algum mensalinho nas pesquisas, há os que acham que isso é impossível. Aquele passarinho (não tucano) já nos alertou que mais cedo ou mais tarde (dependendo do resultado das eleições) a verdade das pesquisas irá aparecer. Enquanto isso não acontece vejam só se não dá para desconfiar:

A pesquisa do Ibope no Estado do Rio no inicio dessa semana cometeu alguns pecadilhos que explicam a distorção em relação às demais pesquisas realizadas em período semelhante. Vejamos :
1. A pesquisa começa com a de presidente. Já se há demonstrado à saciedade que isso, distorce o resultado de intenção de voto da pergunta seguinte, no caso para governador. A distorção é tanto maior quanto mais se está afastado da eleição. Isso pode ter ocorrido em outros estados.
2. Na pergunta em quem votou para governador, a resposta fica acima da margem de erro. Nesta pesquisa Cabral tem 43%, mas na eleição teve 37% dos votos totais.
3. Muito mais grave é a situação na Capital. Na eleição, Denise Frossard venceu Cabral por um ponto: 30% a 29% dos votos totais. Mas nesta amostra do Ibope, os eleitores dizem que votaram dia 1 de outubro, em Cabral 37% na Capital e em Denise Frossard 27%. Esta diferença é suficiente para explicar o resultado do Ibope de hoje na Capital, ( Cabral 13 pontos de frente),em relação ao resultado dos outros institutos de pesquisa. (do ex-blog de Cesar Maia)

As novas pesquisas serão "feitas" entre os dias 17 e 20 de outubro. Os Institutos parecem ignorar que na terça-feira haverá um novo debate na TV Gazeta. Já é certo que sua alteza Ignorus Tudos da Silva não comparecerá, mesmo assim as pesquisas deveriam ser feitas 48 horas após o debate. Também é certo que não adiantaria nada mesmo: Alckmin iria cair de qualquer modo, seja por sua propaganda no horário político, seja pelo "tom agressivo" no debate (faz parte do script). Tudo para que no último debate, na Estatal Globo, o Geraldo se apresente como a Madre Tereza de Calcutá falando de "planos" de govêrno. Eu não aguento essa falsidade, sô!

Nenhum comentário: