quarta-feira, novembro 01, 2006





Características do Stalinismo:
1 - centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;
2 - burocratização do aparelho estatal;
3 - culto à personalidade do(s) líder(es) do Partido e do Estado;
4 - intensa presença de propaganda estatal e incentivo ao patriotismo como forma de organização dos trabalhadores;
5 - censura aos meios de comunicação e expressão;
E hoje?:
1 - Após a queda de dois presidentes do partido, envolvidos em escândalos, parece que o pt, tem agora um dirigente -Marco Aurélio Garcia- à altura das aspirações que constam no Fôro de São Paulo.
2 - No primeiro mandato o governo nomeou cerca de 40 mil militantes e aliados em vários órgãos do governo e estatais.
3 - Culto ao presidente: Dispensa comentários.
4 - A propaganda no primeiro mandato chegou à exaustão. O incentivo ao patriotismo fez ensaios mas não vingou com o "Orgulho de ser brasileiro" e o "O melhor do Brasil é o brasileiro".
5 - CFJ (quem não se lembra?), está em curso uma "democratização" dos meios de comunicação e culminando a PF, do doutor Marcio, intimida Jornalistas da Revista Veja:
....Ao tomar o depoimento da repórter Julia Duailibi, o delegado Moysés Eduardo Ferreira indagou os motivos pelos quais ela escrevera "essa falácia". A repórter da VEJA, então, perguntou ao delegado Moysés qual era o sentido de seu depoimento, uma vez que ele já chegara à conclusão antecipada de que as informações publicadas pela revista eram "falácias". Ao ditar esse trecho do depoimento para o escrivão, o delegado atribuiu a palavra à repórter, no que foi logo advertido pela representante do Ministério Público Federal, a procuradora Elizabeth Kobayashi. A procuradora pediu ao delegado que retirasse tal palavra do depoimento porque tratava-se de um juízo de valor dele próprio e que a repórter nunca admitira que escrevera falácias.
A Censura na história desshhhti paizz:
......Com o Congresso Nacional fechado e com a decretação de rigorosas leis de censura, Vargas pôde conduzir o país sem que a oposição pudesse se expressar de forma legal....
Será que elles começaram a escrever a neo-censura ao contrário? Primeiro a Imprensa; depois cuidarão do Congresso?.

Nenhum comentário: