domingo, novembro 12, 2006


Revogam-se as disposições em contrário.

Simples e prática. Uma nova Constituição: duas páginas, sem enrolações, alíneas, parágrafos e incisos que são coisas de gente complicada.

A Constituição é coisa "para Inglês ver", só serve mesmo para quem tem bons advogados e para os ter é preciso muito dinheiro; portanto privilégio de umas 20 mil famílias (no Brasil do crescimento espetacular do Lulla):
..."Brasília – O país gastou, em 2004, o equivalente a 7,06% do Produto Interno Bruto (PIB) no pagamento de juros da dívida pública interna. De acordo com a assessora de Políticas Fiscal e Orçamentária do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) Celene Peres, menos de vinte mil famílias brasileiras são detentoras de títulos da dívida pública, o que equivale dizer que mais de 7% do PIB brasileiro é destinado anualmente a menos de vinte mil famílias no país. Os juros externos, segundo ela, consomem o equivalente 0,9% do PIB.TEXTO COMPLETO
A melhor saída seria mesmo rasgar a Constituição. Nada de Constituinte, que no Brasil é outra coisa complicadíssima. Muita gente com interesse malandro, puxando a sardinha para sua brasa, esquecendo que uma Constituição tem que ser enxuta, clara e objetiva; que não deixe dúvidas a serem dirimidas por um monte de "doutos juízes" nomeados pelo presidente de plantão.

O atual momento (e lá quatro anos de desmandos pode ser chamado de "momento"?) é um exemplo claríssimo. A presidencia gastou com "lanches" R$ 2.212,00 - uma merreca perto dos R$ 3,6 milhões que ninguém sabe onde foram gastos - em campanha pela reeleição. Esse valor foi reembolsado pelo partido? Tudo muito complicado: alguém entra com representação contra o presidente, outro alguém analisa e aceita ou não, se aceitar vai para o judiciário, que vai analisar e, como o presidente é presidente (parece estranho mas Lulla é presidente), terá que ser julgado pelo Supremo (tribunal, não o Apedeuta), o Supremo (que é composto na sua maioria de indicados pelo presidente) vai julgar; coisa que pode demorar uns quatro anos e então estaremos em 2010. Ufa! É muita burrocracia.
Rasgue-se a Constituição, proclame-se nova República, agora com direito a baile não na Ilha Fiscal, mas na Granja do Torto não Fiscalizada. O Marechal Lulla assume em definitivo e tocamos o barco em frente - ou para o fundo -.

Duas simples páginas. Na segunda página constaria apenas, em letras Garrafais (bem a propósito) a seguinte inscrição: REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO. A primeira página, numa linguagem inteligível e de fácil compreensão - até mesmo para elle - ... . O texto não é grande, mas por razões éticas, estéticas e biológicas eu coloquei AQUI
Imagem meramente ilustrativa: Cartaz do filme que no Brasil foi traduzido como Sindicato de Ladrões, Oscar de melhor filme de 1955.

Nenhum comentário: