domingo, julho 13, 2008

DIA MUNDIAL DO ROCK AND ROLL




Bill Haley foi quem definiu, musicalmente o rock and roll. A data aceita para a criação do rock and roll é 12 de Abril de 1954, que marca a gravação de Rock Around The Clock, muito embora Bill Haley já houvera gravado Shake Rattle and Roll, meses antes. Foi Sam Phillips, dono de um pequeno selo - Sun Records -, quem encontrou o branco com a voz de negro, Elvis Presley e a história do Rock'n Roll mudou o comportamento da juventude.

Craques fabulosos foram entrando nesse time da música.

-Anos 50 - Carl Perkins, Gene Vincent, Eddie Cochran, Johnny Burnette, Dorsey Burnette, Bill Haley, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e Bob Luman, Chuck Berry, Little Richard, Bo Diddley, Buddy Holly, Little Richard, Fats Domino
-Anos 60

British Invasion - Beatles e Rolling Stones

Psicodelismo/Acid rock - The Doors, Jefferson Airplane, Grateful Dead, Love e Jimi Hendrix. Com muito mais acid do que rock, alguns nomes dessa época anteciparam sua ida desta para melhor (ou pior). Nesta fase ocorreram o Woodstock, que pôs em pratica, a céu aberto, a máxima "sexo, drogas e rock'n roll" e o Festival de Monterey, onde se apresentou Janis Joplin, homenageada aqui (imagem) mais por sua voz do que por sua gostosura - mas também por isso -.

Rock experimental - Iron Butterfly, Jimi Hendrix, Frank Zappa e Beatles já no fim da banda.

Rock progressivo - Jethro Tull, Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Pink Floyd e King Crimson.

Além dessas vertentes, são da mesma época o Surf Music, Ópera Rock, Garage Rock, Blues Rock.

No Brasil o movimento se chamou Iê-Iê-Iê (o nome veio da influência dos Beatles, principalmente na música She Loves You, dos Beatles). O time dessa época: Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys, Os Incríveis, Wanderléa, Ronnie Von e tantos outros que, basicamente se apresentavam no Programa Jovem Guarda da TV Record (que, graças a Deus, naquela época, não era do bispo).

-Anos 70/80

Com certeza as duas décadas de ouro do Rock, onde apareceram:.The B-52's, Talking Heads, The Police, Culture Club, Duran Duran T. Rex, Queen, David Bowie, Roxy Music, Slade,Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Aerosmith, Kiss, Blue Cheer e, lógicamente o AC/DC, a banda preferida da Suzy (dos blogs Alkimistas e Dark Abisses). Quem já teve oportunidade de falar com a Suzy, jamais acreditaria que essa amável e dôce criatura, com a voz de seguidora de Madre Tereza de Calcutá, pudesse ser fã do AC/DC, Aerosmith, Scorpions e outras bandas pesadíssimas.

No Brasil surgiram Ultraje a Rigor, Lobão, Ira!, Legião Urbana, Titãs, RPM, Engenheiros do Hawaii (Cruz Credo), Capital Inicial, Barão Vermelho, Blitz, Lulu Santos, Kid Abelha (outra gostosa: Paula Toller), Raul Seixas

Os anos 90 e 00 (zero-zero, pois em se tratando de rock'n roll essa é a nota que merecem), em matéria de rock não me agradam e quem quiser saber que procure.


Há uma página interessantíssima (aqui, ó),sôbre os roqueiros e roqueiras que se dedicaram mais às drogas do que ao rock'n roll e ao sexo com responsabilidade.


O Rock'n Roll e a política (acham que eu ia deixar passar?)

Dá prá imaginar a petralhada curtindo um rock? Com aquela cara de anãozinho de jardim, imaginemos o Mantega ouvindo Aerosmith: é possível? E o NoçuGhia, depois das 16 horas, olhos esbugalhados, vermelhão feito pimenta; é possível imaginá-lo cantarolando Hei Jude? Nada disso, elle gostcha mesmu é do "Deixa a vida me levar...Vida leva eu".


Ps - A data de 13 de julho, foi escolhida como o Dia (mundial) do Rock and Roll, por causa do Live Aid, realizado em 1985, cujo objetivo foi angariar fundos para amenizar a situação das milhares de pessoas que passam fome na África. E como se pode perceber, o Rock fez a sua parte, porém os governantes - não só da África - continuam mandando o seu povo rebolar, sem música e sem comida, com muito sexo para aumentar o número de futuros eleitores e com muita droga que é a própria existência dessa gente.

Nenhum comentário: