quinta-feira, julho 03, 2008

SAMIR ACHÔA, O GUERREIRO QUE SE VAI

SAMIR ACHÔA - 06/Setembro/1933 - 03/Julho/2008 (Biografia Parlamentar Aqui)
...."Eu tive um pai fantástico. Meu pai, além de tudo, era um grande amigo meu. Eu sinto saudades dele. Todos os dias, nas minhas orações, não me esqueço dele e de minha mãe. Meu pai, um homem que realmente foi um grande amigo meu.
A todos os pais, muitas felicidades, muita paz e muita compreensão para com os filhos. Hoje é difícil criar um filho; a televisão acabou com o sentido de família e vocês pais têm que reagir a isso". Samir Achôa, 12/08/2007.

A mensagem acima foi dita no programa Falando Francamente, na véspera do dia dos pais de 2007.
O Samir era dessas pessoas que conquistam a todos em apenas dez minutos de prosa. Samir entrou na política para que a Cidade de São Paulo tivesse seu ensino fundamental. Mas o Samir de verdade não era o político, um dos fundadores do PMDB, partido que ultimamente não defendia com a garra de outrora, ao contrário, Samir vem questionando o deputado Michel Temer sobre os rumos que o outrora Manda Brasa, vem tomando. O Samir Achôa é o brilhante advogado, pai, avô e acima de tudo o cidadão que sempre batalhou pelos mais desassistidos, jurídica e socialmente.

Travou grandes batalhas, contra os desmandos do então ministro da Previdência Jader Barbalho; para implantar o Código de Defesa do Consumidor na Constituição de 88; por ter conseguido retirar da Constituição Federal de 88 um artigo que acabava com a Terceirização no país (Entrevista aqui); um incansável que, nos últimos tempos não poupava críticas ao governo federal e até ao grande amigo governador José Serra que, "vai implantar o maior calote da história nos precatórios" (PEC 12).

O Samir já era um defensor dos ouvintes d'O Trabuco, programa comandado por Vicente Leporace, na década de 60, uma lenda na radiodifusão paulista (Radio Bandeirantes). Nessa ocasião começava a carreira do Radialista e o Programa Falando Francamente (no ar há 35 anos) nunca se calou, pulou de emissora muitas vezes, quer por censura dos governantes, quer pela falta de patrocinio - ninguém quer associar seu nome a alguém que nunca poupou críticas a quem as merecia -.

Samir Achôa, lutava contra um câncer de pulmão e mesmo nas fases mais críticas da doença, nunca deixou de participar do programa Falando Francamente, quer pessoalmente quer por telefone, de sua casa ou do leito de um hospital.

O Brasil perdeu mais um lutador, hoje, 3 de julho a 1:50 hs. O sepultamento do Grande Guerreiro será no Cemitério Getsêmani às 16 horas.
Os bons estão nos deixando, a canalha vai ficando: "Porque no Brasil, é assim mesmo", diria Samir Achôa.

SAMIR ACHÔA POR DAVID ZYLBERGELD
Samir Achoa ao longo da sua vida sempre foi um estudioso, abnegado e obstinado lutador em prol da democracia, do direito de ir e vir, da livre expressão e das liberdades como um todo. Um defensor inconteste dos menos favorecidos. Um homem culto dotado de idéias e pensamentos avançados, que odiava com todas as suas forças qualquer tipo de corrupção, condutas imorais e aéticas, situações estas sempre presentes no seio político brasileiro, muito mais exuberantes e evidentes nos dias atuais. Além disso, Samir foi um feroz critico, tanto como jurista, jornalista, radialista, quanto cidadão comum, contra qualquer tipo de racismo, discriminação, intolerância ou a impunidade ofertada aos criminosos de alto poder aquisitivo e, da imunidade que garante a um número expressivo de políticos as suas preservações por anos afio na ocupação de assentos nos diversos parlamentos brasileiros o que favorece e pereniza a roubalheira, os conchavos e favorecimentos. Enfim, Samir Achoa deixa um legado, uma verdadeira escola, ensinamentos em profusão para as novas gerações, no que tange aos preceitos de justiça e no amplo respeito ao cidadão e à nação brasileira. Que você meu eterno, querido e amado amigo descanse em paz!

Dr. David Neto -
Médico, Radialista e Jornalista



Um comentário:

marcos cesar disse...

Homen de valor,guerreiro, estamos derrotados porem não fomos vencidos ainda , eu torcia muito por ele,admirava sua coragem , não o conhecia , mas confesso que chorei o seu desaparecimento, o Brasil perde um Homen de Ombridade e valor um carater indiscutivel, a canalhada esta feliz, mas Deus nos fara justiça.......Marcos Cesar 40 anos , paulistano ,Analista Gerêncial