sexta-feira, setembro 01, 2006

Caro leitor. Fiquei pensando qual seria um bom tema para o artigo dessa semana. Repentinamente, veio-me a idéia de publicar uma carta que enviei via e-mail para muitos amigos, indicando um candidato no qual confio ao cargo de deputado. Aí pensei porque não publicar esta carta, omitindo o nome do postulante, para, quem sabe, o leitor possa criar uma motivação e, utiliza-la fazendo uma verdadeira corrente de cidadania. Pois bem! Aí está a carta.

Querido (a) amigo (a)

Você já me conhece há muito tempo quer seja como seu médico, na vida social, como radialista e jornalista, ou mesmo quando eu transitava na vida pública.

Em algum momento das nossas vidas tive a oportunidade de pedir o seu voto, ter contribuído para a recuperação da sua saúde, ter sido a sua voz nos programas de rádio e TV nos quais sou âncora, ou, por meio das centenas de textos publicados nas páginas dos jornais.

Tenho a certeza absoluta que ao longo dos anos pude criar um elo de ligação muito forte com você, tendo como pilares e paradigmas inalienáveis, a lealdade, a ética, a moralidade, a honra e a firmeza de propósitos, dos conceitos e da conduta.

Em razão dessa proximidade, da nossa amizade, do carinho e respeito que nutrimos um pelo outro, é que tomo a liberdade de estar escrevendo para você.

O Brasil vem vivendo um momento extremamente complexo no que tange aos elementos básicos da vida de um ser humano. Refiro-me à saúde, à segurança, à educação, à infra-estrutura, ao desemprego, ao desrespeito às leis e às instituições, enfim, tudo aquilo que você, tal qual eu, lê, vê e sente diariamente na própria pele.

Por outro lado, os políticos, com raríssimas exceções, não merecem o nosso respeito e muito menos admiração. Sabemos perfeitamente que a grande maioria lá está para fazer do seu mandato o caminho mais simples, mais fácil de ganhar dinheiro, de progredir na vida sem fazer força, montando e gerenciando balcões de negócios onde a moeda de troca, em última análise, é o povo brasileiro, os seus desejos e anseios que jamais serão concretizados pelas mãos desses políticos.

O Brasil de hoje é o país da vergonha, da extrema corrupção, da falta de ética e da imoralidade. E o pior, é que muitos brasileiros, independentemente da posição que ocupam na pirâmide social, ou ficam alienados a tudo isto, nada fazendo para reverter esta crise jamais vista na história da República, ou, aplaudem toda esta excrescência (?)...

É por esta razão que a renovação é algo absolutamente necessário. Não é mais possível que políticos envolvidos nas piores falcatruas que lesam o país, a mim, a você, à nossa família, filhos e netos, recebam o seu voto e tornem a ocupar cadeiras nos parlamentos, perenizando esse ciclo de vida cujos únicos favorecidos são eles mesmos.

Por outro lado, e, também não podemos negar, existem políticos sérios, honestos, decentes, comprometidos com o cidadão, com o seu Município, Estado e com a Nação. Ou seja, homens que possuem uma extensa folha de serviços prestados e nenhuma folha corrida, verdadeiros líderes que merecem a nossa confiança e o nosso apoio irrestrito.

É simples saber quem são esses políticos. Basta ir ao encontro do seu histórico de vida.

Pois Bem! Estamos a poucos dias das eleições. Não podemos errar mais uma vez.

"A partir desse ponto, modifico um pouco o teor da mensagem".

Assim sendo, tomo a liberdade, reitero, com base no laço ou elo inquebrantável que nos une, e peço licença para pedir o seu voto, não pra mim, mas para um candidato (a) que vem pautando a sua vida pública e privada de maneira clara, transparente, leal e fiel aos preceitos éticos e morais. Candidato (a) cujas palavras de ordem são, legalidade, dignidade, trabalho, respeito ao próximo e à coisa publica. Esse candidato (a), tem idéias e ideais. Pensa como eu, acredita em um país muito melhor, digno, igualitário, com chances e oportunidades iguais para todos.

Gostaria de pedir o seu voto para um amigo (a) muito especial, tendo como objetivos que este venha nos representar no parlamento e que a sua atuação seja voltada para a nação e para o cidadão que muito lhe devota confiança e credibilidade.

Tenho pleno conhecimento que sou um formador de opinião. Sei perfeitamente que você confia em mim e na minha palavra.

Peço o seu voto para esse (a) candidato, para o esposo (a), o pai (mãe), o ser digno que entende ser a família o pilar do sucesso de qualquer pessoa. Peço o seu voto para alguém que, no seu dicionário de vida as palavras traição, corrupção, discriminação, intolerância, racismo ou segregação são inexistentes.

Enfim, peço o seu voto, e que você também funcione como um multiplicador para ......................... (nome do meu candidato (a).

Receba o meu agradecimento e tenha a certeza do seu acerto, porque, acima de tudo, dessa forma, você estará utilizando da arma mais poderosa e democrática que possa existir - o voto - para mudar definitivamente para muito melhor, este nosso querido e amado país.

Um enorme abraço

David Neto


Nenhum comentário: