quarta-feira, setembro 06, 2006



Quantos homens públicos podem comemorar seu aniversário de cabeça erguida? Quantos saíram da política e podem exibir as "mãos limpas" e são sempre lembrados e incentivados a voltarem ao parlamento? Existem homens assim, com "H" maiúsculo e certamente são poucos.
Eu conheço um desses poucos homens. Não devoto a ele o fanatismo próprio dos que nada são e nada têm a dizer; porisso "elegem" um ídolo "de barro".
Samir Achôa, é esse o nome a quem eu muito respeitosamente homenageio hoje.
Samir foi "empurrado" para a vida pública por um ideal: a instalação da escola pública municipal na cidade de São Paulo. Juntamente com suas irmãs - professoras - deu início ao ensino municipal que não tinhamos, lá pelos meados dos anos 50; daí para o parlamento foi uma obrigação: vereador e deputado federal (constituinte inclusive). Para quem não sabe, é de sua autoria o dispositivo constitucional que criou o Código de Defesa do Consumidor.
É dificil falar do Samir; ele se recusa a falar de sí. Vez ou outra alguém consegue "arrancar" um pouco da sua vasta história, dos casos e dos "causos".
Pode-se até não concordar com alguma opinião do Samir, mas ele tem a grandeza e a humildade dos grandes homens que vêm num opositor de idéias antes de tudo um ser humano e não um inimigo.
É claro que esse pequeno relato, essa seda rasgada, não representa uma ínfima parcela de tudo o que representa o Samir. Um dia (se ele deixar) alguém acaba escrevendo uma verdadeira biografia (eu me candidato).
Que nesse dia 6 de setembro o Samir Achôa esteja com Deus, como ele sempre quer que todos estejamos. Parabéns Dr. Samir Achôa.
Dona Nadir......prepara o bôlo.


Nenhum comentário: