sábado, setembro 16, 2006

BENTO XVI



BENTO XVI.
"O papa não fez mais do que retomar o sentimento e o desejo de milhões de muçulmanos que, de uma maneira ou de outra, dizem que a violência e o Islã não podem estar relacionados", afirmou, em entrevista à Rádio Vaticano, o padre Justo Lacunza, ex-reitor do Instituto Pontifício de Estudos Árabes e Islâmicos de Roma.
(jornal a Tarde on-line)




A Igreja Católica já errou - e errou feio - no passado. Sem entrar em maiores detalhes, já que religião, futebol e política reportam a discussões quilométricas; mas somos obrigados a concordar com Bento XVI (que estava demorando a se pronunciar) que, em nome do Islã  são promovidos ataques que, estes sim, fazem-nos lembrar de Hitler, Stálin e Pol Pot.

O Islã, ao contrário do Catolicismo, não tem uma voz que una a todos - um "papa" -. O Iraque é o exemplo: todos os dias são mortos Xiitas por Sunitas (e vice-versa) que professam a mesma crença num ser Único; homens bombas são levados ao martírio (mas levando a vida de inocentes) crentes que são parte de uma guerra santa. Que Deus seria este que incita seus seguidores a matança de inocentes? A manipulação do Islã - como aconteceu no passado ao Catolicismo - por supostos chefes espirituais está promovendo chacinas. Alah certamente desaprova, mas eu não tenho procuração para defendê-lo.

Bento XVI pode até ter exagerado, mas acertou em cheio. Em 2007, quando estiver visitando o Brasil, esperamos que seja contundente também contra os Bispos-Vermelhinhos que dão apoio a certos "movimentos sociais" e a determinados partidos "éticos".





...."No discurso, intitulado "Fé, Razão e a Universidade: Memórias e Reflexões", o papa cita um diálogo de 1391 entre um emperador bizantino, Manuel II Paleologus, e um intelectual persa sobre as religiões cristã e muçulmana.
O Papa menciona que, em um determinado momento do diálogo, o emperador cita o tema da guerra santa, nas palavras do papa, com uma "assustadora brutalidade".
"Mostre-me tudo o que Maomé trouxe de novidade, e encontrarás apenas coisas más e desumanas, como sua ordem de espalhar com a espada a fé que ele pregava".

Na Cisjordânia, duas igrejas – uma católica e outra anglicana – foram atingidas por coquetéis molotov. Ninguém ficou ferido, e um grupo assumiu a responsabilidade, dizendo que o atentado foi um protesto contra os comentários do papa".....
Então o Papa estava errado???

Nenhum comentário: