sexta-feira, setembro 15, 2006

Manguaça-News, Urgente


Manguaça-News, Urgente
direto da cidade da Praia - Cabo Verde


Ainda cobrindo as eleições 2006 do Brasil - longe do Lulla - em Cabo Verde, cidade da Praia - que tem praia e está cheinha de gente que fala português, ao contrário das praias cariocas da amiga Kika, onde se fala carioquês e estrangeirês.

"Bom ami pam cá dixá cusas passá um tem tchéu di frá nhôs, má qui cá ta bai só di ês um bês". Já estou até aprendendo a falar a lingua crioula. Isso que está escrito quer dizer: "Bom, eu, para não deixar passar as coisas (a oportunidade), tenho muito que vos dizer, mas não vai tudo desta vez só...."


Esquecendo essa parte cultural vamos direto às notícias. Repercute aqui em Praia (e "Na" praia que é onde eu fico o dia inteiro) as notícias sôbre a Petrobrás X Bolívia. 


Os nativos aqui foram colonizados por portugueses e não entendem bem as piadinhas que os brasileiros fazem sobre Portugal. Um desses boa-gente que vende Catchupa (Catchupa é um prato típico, não fiquem pensando bobagens) na praia, disse não entender que os brasileiros constróem, gastam um bocado de dinheiro, pagam pelo gás e vem um mão-grande exportador de cocaína e toma tudo?

Aí eu tive que "desenhar" para ele quem era o presidente do Brasil. Expliquei tudinho; desde que elle saiu lá de Garanhus num pau-de-arara até subir a Rampa do Palácio do Planalto.


Não deu outra: o gajo desatou a rir, quase engasgou com a catchupa. Ele não consegue entender que um país do tamanho do Brasil seja governado por Lulla. Ele imaginava que tudo não passasse de uma novela da Globo (essas bobagens são vistas aquí), do Silvio de Abreu que é um brincalhão. Aliás eles pensam que toda a América do Sul (tirando o Chile que eles respeitam e nunca dizem que é uma merda) é uma tremenda piada de mau gosto.

Quando disse ao gajo que o presidente do Parlamento tinha instituído o dia do Saci Pererê, foi a conta. O gajo aí teve certeza que tudo não passava de uma piada e emendou:
- Nem o primeiro ministro daqui, que é formado na GV de São Paulo vai acreditar nessa, fala sério....(o bussunda é popular por aqui).

Acho que o gajo tem razão. Tudo não passa de piada. O Lulla é uma piada, o Suplicy é uma piada, o Mauricinho Mercadante é uma piada e o Brasil é uma imensa "A Praça é Nossa" sem o Carlos Alberto comandando.

Nenhum comentário: