quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Taiguara - Que as Crianças Cantem Livres

QUE AS CRIANÇAS CANTEM LIVRES













Nesse tempo, citado no vídeo, não existiam assassinos cruéis que arrastavam crianças pelas ruas, que incendiavam uma família inteira dentro de um carro - com mais uma criança vítima da barbárie -, filhas que tramavam e participavam  da morte de seus pais (com direito a fã clube) ou mesmo filhos de degolavam pais que, acertadamente, lhes negavam dinheiro para compra de drogas.


Dirão alguns que vivíamos em plena ditadura, não podíamos expressar nossas opiniões livremente; não podíamos, simplesmente, ser "contra" o governo. 'Tá bem, eu concordo e assino em baixo. Mas... não tínhamos um partido político (tínhamos apenas dois) que metesse a mão, descaradamente, nos cofres públicos. Não tínhamos um presidente tão descaradamente leniente e incentivador do escambo, da rapinagem e do alinhamento automático com a escória política do mundo.

Muitas músicas foram censuradas, dirão outros. Vá lá, novamente concordo. Mas por quê será que a música "Brasil Corrupção" da Ana Carolina e do Tom Zé não é executada, em plena era de "liberdade" democrática? A censura hoje é bem pior. Antes todos sabiam o que podiam e o que não podiam fazer, falar e cantar. Hoje, em plena democracia, veículos são "incentivados monetariamente" a não tocarem em certos assuntos que possam melindrar o ego do governante de plantão. Bem pior, não?

Taiguara (Chalar da Silva) também teve muitas composições censuradas. Não quero imaginá-lo (se vivo estivesse) como um puxa-sacos de Fidel, como o Chico, nem como um adesista e conivente como o Gil, artistas que, como Taiguara, afrontaram a ditadura, mas que hoje são coniventes com os desmandos e a "ignorantização" do país.

Nesse 14 de fevereiro (relembrando a morte de Taiguara) quero recordar a genialidade de um grande compositor, maestro e intérprete (de voz mansa), de um tempo difícil, mas que podíamos dormir de janelas abertas, sem sequestros e sem assaltos a bancos (apenas os que estão hoje no poder o faziam, em nome de uma ideologia retrógrada). 

O vídeo acima, para os apressados é longo (6 minutos), fala exatamente dos tempos da censura e mostra-nos uma bela canção: "Que as crianças cantem Livres"; o que não deixaram o pequeno João Hélio Fernandes Vieites fazer. (saiba mais aqui) 

Nenhum comentário: