terça-feira, fevereiro 06, 2007

Heinz Dieterich Steffan o guru do Hugo Chávez




O GURU DO CHÁVEZ (E NÃO É DIRETOR DE PALCO!)

Heinz Dieterich Steffan, o nome da fera. Sua idéias são tão boas que não são aproveitadas na Alemanha, país em que nasceu.

-O Legislativo é dispensável?
- Não. Essa participação popular deve ser gradual. Trata-se de um longo processo de transição, que requer aprendizagem. Para decidir sobre orçamento, o povo precisa saber de economia (ou seja: nunca). Num primeiro momento, por exemplo, se poderia submeter a consulta popular eletrônica 10% da lei do orçamento, enquanto 90% seriam decididos normalmente, pelos parlamentares. Tudo isso implica conflito de interesses. Os ministérios não vão querer ceder no orçamento, as elites econômicas não aceitarão um referendo em que se decida um aumento de impostos. É um conflito normal da democracia. Poder popular e poder de Estado precisam coexistir.

.... Uma vez, Marta Harnecker lhe sugeriu[a Hugo Chávez]que governasse sem partidos políticos. Eu disse que era um absurdo, pois eles são a base do sistema burguês, e a Venezuela tem uma superestrutura burguesa. Talvez daqui a 50 anos, mas por enquanto é necessário.

- Explique a questão dos preços. Eles serão abolidos?
- Toda economia precisa de um sistema para medir e expressar o valor de um produto. Na de mercado, esse sistema é o preço, que expressa a correlação de poder entre dois sujeitos econômicos. Não se trata apenas de poder econômico, mas militar, cultural e político. E isso explica por que esse princípio de regulação opera em benefício do poderoso. Os bancos definem os juros, o empresário define os salários e o dono do mercado, seus preços. Uma sociedade diferente precisa de uma economia qualitativamente diferente. Os produtos terão um valor, baseado no tempo médio gasto em sua produção, ou time-imput. Se um aparato de medicina de Cuba representa 100 horas de trabalho, e o mesmo ocorre na produção de 500 barris de petróleo, podemos trocá-los de forma justa.

Chávez já queimou etapas, não esperou 50 anos para abolir os partidos políticos. Segundo o guru do Chávez, voltaremos ao sistema de trocas: Um avanço.E como perguntar não ofende, quanto custará uma azeitona, afinal a maturidade da oliva demora 40 anos? Trocaremos uns 10 barris de petróleo por um vidro de azeitonas?

Nenhum comentário: