quinta-feira, março 22, 2007

crime organizado e videoconferência prejudicam o turismo





CCJ do Senado aprova punição ao crime organizado e videoconferência, mas prejuidicam o Turismo


Crime Organizado

..."Entre esses crimes, constam: tráfico de entorpecentes, terrorismo, contrabando de armas de fogo, extorsão mediante seqüestro, crimes contra a administração pública e contra o sistema financeiro nacional, crimes contra empresas de transporte de valores ou cargas, lenocídio e tráfico de mulheres, tráfico internacional de criança ou adolescente, lavagem de dinheiro, tráfico de órgãos do corpo humano, homicídio qualificado e falsificação ou adulteração de produtos para fins terapêuticos, entre outros..."


Videoconferência

A CCJ também aprovou o parecer do senador Romeu Tuma (PFL-SP) contrário a substitutivo da Câmara ao PL do Senado 139/06 que, ao alterar o Código de Processo Penal, prevê a videoconferência como regra no interrogatório judicial. A matéria vai ao plenário do Senado.



Há controvérsias nesses dois tópicos aprovados pela CCJ:


- A videoconferência foi um duro golpe para a ministra Marta Wermus, que ainda não assumiu a pasta do Turismo. Esse seria um dos grandes filões a serem incrementados: o Turismo Prisional. Já a tipificação de Crime Organizado também prejudica um setor do turismo que tem crescido mais do que o Pib brasileiro: o Turismo Sexual.

E como diria FHC: "Assim não dá, assim não pode!"

Nenhum comentário: