quinta-feira, março 22, 2007

TO PIB OR NOT TO PIB




































Como em todos os dias, ao ficar com sono fui dormir. Mas, ao contrário dos ultimos quatro anos, acordei feliz. A felicidade, já dizia Ganis Parimedes, é a ausência de infelicidade. Pode parecer óbvio, mas um filósofo jamais falaria bobagens. Pensemos pois: elimine da sua vida todos os pontos negativos, faça-os desaparecer da mente. Sobrarão apenas os momentos felizes ou os momentos neutros, aqueles que nem fedem nem cheiram; assim como um PSDB da vida. Foi o que eu fiz após ouvir a notícia de que o IBGE mudou a fórmula de cálculo para o crescimento do PIB. O governo tem razão afinal. Vejamos pois:


1- Se eliminarmos o excesso de refeições diárias que fazemos todos os dias, sobrará mais dinheiro no bolso ao final do mês. Ao invés de café - um estimulante - e leite - uma bebida que deveria ser exclusiva para bezerros - tomemos água. Façamos um boicote aos argentinos não comendo pão. Já economizamos uns dez paus.


2 - Ao invés de almoçarmos, façamos yôga. Após o almoço dá aquela vontade de dormir o que prejudica nossas atividades comerciais, administrativas e os cambau. Sem almoçar dá prá economizar mais um quinze contos.


3 - Happy-hour nem pensar. Façamos uma peregrinação à igreja da Bispa Sônia, sem dar o dízimo - que às vêzes vira cinquentízimo ou tudízimo -. Mais uma economia de uns cinqueta mirréis.

4 - Na janta em casa, é óbvio, nada de carnes vermelhas, amarelas, rôxas ou brancas. Só legumes da época - que estão "menos caros" - e arrozinho sem tempero. Nada de feijão - que causa flatulência -, nada de ovos - que serão um futuro pinto - e nada de massas - o boicote à farinha argentina, esqueceu? - . Fazendo as contas, assim por cima: economia de cem pilas num dia.

5 - Automóvel para trabalhar? Ônibus lotado? Metrô transbordando? Nem pensar. Bicicleta é o canal. Economizaremos de gasolina e de quebra ajudamos a diminuir o aquecimento Global do Al Gore.

6 - Quase ia esquecendo. Se for casado(a) e sem filhos, continue assim. Dá para economizar uma pá de grana sem filhos. Não confie em camisinhas (podem estar furadas) ou pílulas (podem ser placebo), pratiquem o sexo mental; é mais seguro, pode ser feito com a Gisele Bundchen (para os homens) ou com o Brad Pitt (para as mulheres) ou vice-versa, dependendo da "opção" sexual. Se for solteiro(a) as recomendações são as mesmas.

Entenderam? A economia no fim do mês foi de uns 1500, 2000, 3000 paus. Mudando o cálculo do seu PIB é muito fácil ser manchete da Forbes daqui uns vinte anos. O Bill Gates conseguiu e o Fidel também; por quê nós, brasileiros de fibra, residentes numa potência emergente e tendo o melhor presidente do mundo não podemos ser os novos bilionários da Forbes? Mudem o cálculo gente. Mudem já! O IBGE mudou o cálculo e o PIB cresceu essa enormidade de zerovírgulaseispontospercentuais. O Brasil conta com todos nós.

Nenhum comentário: