segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Apertem os cintos: Ahmadinejad quer voltar.












por Osias Wurman do Rua Judaica






O ex-presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, lançou seu site oficial, em um possível retorno à cena política, um ano antes das eleições legislativas.

O site Ahmadinejad.ir , mostra Ahmadinejad com um grande sorriso e o slogan: "Nós viremos em breve", foi lançado ao mesmo tempo que uma página do Google+ do ex-presidente e uma conta no Instagram.

Description: C:Usersosias wurmanAppDataLocalMicrosoftWindowsTemporary Internet FilesContent.Outlook32LMZE52FullSizeRender (6).jpg



O conservador de linha dura tem ficado longe dos olhos do público desde que o seu mandato terminou, em junho de 2013, e a eleição de Hassan Rouhani, o seu sucessor moderado como presidente da república islâmica.

A reputação de Ahmadinejad levou um golpe quando no início deste mês, Mohammed Reza Rahimi, vice-presidente do Irã pela primeira vez sob Ahmadinejad, foi condenado há duas semanas, a cinco anos de prisão e multado.

Apontado por Ahmadinejad depois de uma vitória controversa na eleição em 2009, Rahimi é o oficial mais graduado a ter sido condenado.

Veredicto da Suprema Corte veio depois de um julgamento de longa duração sobre o que a mídia iraniana disse que eram acusações de corrupção.

Description: AFP



IRNA, a agência oficial de notícias, disse que a decisão era definitiva e Rahimi, de 66 anos, serviria cinco anos e 91 dias de prisão e seria multado em 10 mil milhões de rials (cerca de US$ 364.000).

Ele afirmou que seus crimes não aconteceram, mas observou que um tribunal anterior o havia condenado a 15 anos de prisão.

Rahimi também foi condenada a pagar 28,5 bilhões de rials como restituição, mas o relatório não disse a quem.

O Judiciário do Irã havia dito anteriormente que não poderia revelar os detalhes do caso do Rahimi porque o veredicto não era final, mas a IRNA novamente não deu detalhes sobre seus crimes, observando apenas a frase "agora deve ser executada."

Os legisladores acusaram Rahimi em um esquema de desvio de fundos. Ele foi interrogado por funcionários judiciais antes de ser colocado em liberdade, sob fiança, em dezembro de 2013.

Rouhani advertiu nos últimos meses que a corrupção representa uma ameaça para o Irã, e ele contrariou poderosos monopólios que controlam a economia.




A República Islâmica é considerada um dos lugares mais corruptos do mundo. Foi classificada em 136º entre 175 países no índice de corrupção da Transparência Internacional, em 2014.

As principais áreas onde a corrupção prospera no Irã incluem o pagamento de subornos para facilitar o comércio de um país onde as instituições do Estado, como o militar, exerce controle em empresas que vão desde as telecomunicações às vendas de petróleo.

Desde que o governo de Rouhani assumiu o cargo, em agosto de 2013, vários casos de propinas envolvendo proeminentes figuras vieram à luz.


Nenhum comentário: