sábado, dezembro 30, 2006

Feliz Ano Novo?






Não é estranho que o ano possa renascer a cada período de doze meses e nós, humildes frequentadores deste mundão, fiquemos cada vez mais velhos ao invés de renascermos também?

Está tudo errado. Vamos vivendo, aprendendo e apanhando e de repente saímos de cena, deixamos o palco sem saber se seremos aplaudidos ou vaiados. Estamos sempre esperando ouvir um: "The Oscar goes to..."; temos até um discurso preparado para os agradecimentos, sabemos qual o melhor ângulo para sermos fotografados, mas nunca chega o momento da Kathleen Turner nos entregar o troféu, com aquele olhar 45 e nos dar um sonoro SMACK.

O duro mesmo é que chegamos nessa Hollywood-vida de sopetão, não nos dão um script, não temos tempo para ensaiar e nem sabemos que papel vamos representar realmente. No fundo nossas vidas são um filme feito por amadores - nós mesmos -, apenas com o começo - a hora em que nascemos -; o meio ninguém sabe no que vai dar e o fim... , o fim é o fim mesmo: saímos de cena. 

Às vezes fazemos uma boa participação, aplaudida por uns, criticada por outros e desconhecida para muitos; mas os aplausos e as criticas só vêm post-mortem. Os elogios (e o Oscar-da-vida) aparecem só no epitáfio, no mármore frio de uma lápide.

Por isso, caros senhores e senhoras,  amigos, amigas, inimigos; enfim, ao Brasil  eu, que nesse momento não estou representando, estou desejando a todos - extensivo aos inimigos também já que desejo que me vejam vencer -  um ano de grandes realizações.



Uma boa realização começa quando se tem um bom amigo por perto e grandes realizações só acontecem quando se unem muitos amigos. Então, que todos tenhamos muitos amigos, daqueles que nos entendam só num olhar (ou num e-mail meio esquisito), que reconheçam nossas qualidades – mas entendam nossos defeitos, porque todos os temos -, que estejam prontos a nos ouvir – porque estamos sempre ansiosos em ouvi-los – e que entendam que o grande amigo não é o que nos bajula, que nos suga e apenas quer estar na nossa sombra, e sim aquele nos critica e orienta, para que possamos crescer juntos, como seres humanos dignos e vibrando sempre com a vitória do outro, que no fundo também é a nossa.
Kathlenn Turner

Ter bons amigos é a certeza de que ganhamos um Oscar da vida, entregue pessoalmente por Deus.

Um 2007 cheio de amigos. Aqui neste espaço, ofereço a minha amizade com certeza.

 Imagem - Kathlenn Turner que jamais poderia envelhecer.

Nenhum comentário: