segunda-feira, dezembro 18, 2006

SE É PARA DESQUALIFICAR UM ADORADOR DO FIDEL







SE É PARA DESQUALIFICAR UM ADORADOR DO FIDEL........





- Com a palavra, o sexo frágil.....






A pergunta que não quer calar



Estava este fim de semana conversando com minha amiga e parceira, a poeta Etel Frota, de Curitiba, e ela mais uma vez me disse que Chico Buarque, dentre todos, é o homem que melhor entende a alma feminina. Quando ela saiu, fui reescutar a obra do Chico e me deparei com uma dúvida que repasso a todos. Ele so tem três personagens femininos: a dona de casa submissa e que apanha do marido, a puta de zona ou a dona de casa que se cansou de ser submissa e apanhar do marido e virou puta de zona. Nao tem outros: todas as suas mulheres estão incluídas em uma destas três categorias. E aí fiquei na dúvida: será que isso é suficiente para a plenitude do universo feminino? Será que as mulheres do Brasil se reconhecem, exclusivamente num destes três papéis? E se satisfazem com eles? O fato de haver esta noção pode indicar duas coisas: ou ela é plenamente satisfatória para as mulheres brasileiras ou foi criado mais um Dogma/Mito que as pessoas aceitam sem discutir, como se fosse uma verdade absoluta e transcendente, a partir da qual as mulheres se movem, sem perceber o quanto os três papeis lhes são desqualificadores. Alguém teria algo a dizer sobre isso?


Quem escreveu tudo isso? 
Zé Rodrix

Nenhum comentário: