sábado, dezembro 16, 2006










Um aniversariante comunista.

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, compeltou ontem (15/12) 99 anos. Uma vida vitoriosa e muito boa que começou assim:
-"Passou sua juventude como um jovem carioca típico da época: boêmio, sem a menor preocupação com os rumos de sua vida. Concluiu o ensino secundário aos 21 anos".
Niemeyer é arquiteto renomado e reconhecido mundialmente, sempre esteve ao lado do poder. Nunca lhe faltou o "vil metal" capitalista para que desfrutasse dos prazeres da vida "conservadora e liberal".
Assim como Niemeyer viveu - e continua vivendo - é muito fácil ser comunista. Papaguear "uma melhor distribuição de renda" e condoer-se pelos pobres (sem nada de prático fazer), sorvendo goladas de scoth 20 anos com pedrinhas de gelo de água Perrier, caviar e tudo isso a bordo de um transatlântico de luxo... é muito fácil. O comuno-arquiteto Niemeyer é assim: revolta-se com o capitalismo, mas não abre mão das mordomias que esse velho sistema proporciona.

O Arquiteto - A única obra que admiro desse arquiteto é o edifício Copan (SP); tem estilo e representa a bandeira de São Paulo - minha pátria (!) -. A obra que mais detesto é o Memorial da América Latina: um monumento ao mau gosto de puro cimento, frio como a ideologia de seu criador.

O Militante - Fiquei com pena do Niemeyer. Um homem vivido, que conhece o mundo todo mas não enxerga um palmo adiante do nariz. Niemeyer ficou decepcionado com Lulla; não pelas falcatruas, pela corrupção, mas sim pelas declarações sobre "esquerda-direita". Enquanto Niemeyer levantava monumentos para a burguesia capitalista, esqueceu-se (ou fez de propósito) de dar ouvidos à rádio-peão (a que dá tudo em primeira mão), durante as greves do ABC. O que se dizia - e era a mais pura verdade - da futura República dos Sindicalistas era de corar defunto. Não eram notícias plantadas pelo SNI, que se fosse eficiente teria desmascarado esses sindicalistas bon-vivants e hoje "elles" estariam trabalhando e não usufruindo do poder.

Niemeyer, apesar da fama, é mais um entre os 58 milhões de ignorantes-políticos que acreditando, ou se locupletando, numa farsa, reelegeram Lulla. Agora Niemeyer está chateado pelas declarações do Lulla; não lhe importam os desmandos, o mensalão, a compra de votos, o crescimento pífio e o assistencialismo viciante.
Certamente Niemeyer sabe projetar uma obra que ao tempo resista, mas não diferencia um "comuna" de um vigarista. Então parabéns arquiteto, continue, invista, insista e não perca o inferno de vista. Niemeyer, para quem não sabe, é ganhador do prêmio STALIN da paz: um prêmio de paz com o nome de um genocida: parece piada.

Ps- Nesta sexta (15/12) Lulla homenageou Sivuca e Niemeyer; aquele por seu falecimento e Niemeyer... Os dois são páginas viradas. Sivuca fez bem aos ouvidos e Niemeyer serviu de escada para o poder; bem apropriado para um construtor.
Imagens- Edificio Copan, representando a bandeira do Estado de São Paulo/Memorial da América Latina representando o puro cimento e o sangue na palma da mão, que pode ser derramado a qualquer momento.

Nenhum comentário: