quinta-feira, janeiro 09, 2014

Empresa israelense transforma esgoto em ouro.








Empresa israelense transforma esgoto em ouro.


Para o Dr. Rafael Aharon, massas de esgoto biológico bruto são nada menos do que uma mina de ouro. “Quando você minera alguma coisa, isso significa que você obtém valor e reciclagem”, disse Aharon, CEO da empresa Applied CleanTech de Jerusalém ao The Jerusalem Post em uma entrevista há duas semanas.



Através do seu Sistema de Reciclagem de Esgoto, a Applied CleanTech visa o esgoto em sua forma biossólida, antes de se tornar um lodo sem utilidade alguma. Após a extração, os biossólidos são esterilizados e transformados em um produto baseado na celulose, chamado de Recyllose – que é utilizável nas indústrias de papel, construção, plásticos e energia, explicou a empresa. A remoção dos biossólidos reduz os custos da planta de tratamento de águas residuais em até 30%, como consequência da redução pela metade da quantidade de formação de lodo.

Na noite de terça-feira, a Applied CleanTech assinou um contrato para instalar e estudar os benefícios do seu Sistema de Reciclagem de Esgoto em uma instalação holandesa de tratamento de águas residuais, bem como em uma fábrica de papel holandesa. Diretamente envolvida na colaboração está uma ampla gama de empresas e instituições holandesas, incluindo Agentschap NL, Smurfit Kappa Roermond Papier, Israel Innovations, o Comitê de Águas de Aa en Maas, o Centro de Competência de Papel e Comitê, a Organização de Pesquisa Aplicada em Gestão de Águas e o Centro de Pesquisas Aplicadas.

Como parte do acordo de colaboração, a Applied CleanTech instalará o seu Sistema de Reciclagem de Esgoto na planta municipal de tratamento de águas residuais do Comitê de Águas de Aa en Maas, em Aarle-Rixtel para um período de testes no começo de 2014. Mais tarde, a empresa instalará o seu sistema na instalação de tratamento de água de processo industrial em Smurfit Kappa Roermond Papier. Supondo que o resultado destes testes seja bem-sucedido, todas as partes pretendem expandir a colaboração na Holanda, de acordo com a Applied CleanTech.

“Esperamos que, após um bem-sucedido período de testes, nossa tecnologia de mineração de esgoto seja instalada por toda a Holanda, assegurando um futuro mais verde e mais eficiente em energia para as próximas gerações”, disse Aharon. A Recyllose pode ser vendida por aproximadamente € 100 por tonelada, devido à sua multifuncionalidade, disse Aharon na entrevista concedida ao Post no começo deste mês. “Por exemplo, misturado com plásticos, pode ser utilizado para produzir telhados, criar peças de computador ou construir uma caixa de eletricidade”, explicou. “Em combinação com celulose, a Recyllose é útil na indústria do papel, e também pode ser utilizada como gerador de energia de biomassa”, acrescentou.

Para Job Rosenhart, conselheiro de energia para a indústria holandesa em Agentschap NL, a colaboração significa o lançamento de “uma nova era de cooperação entre Israel e Holanda em água e energia”. “Vemos essa cooperação como estratégica, devido à compatibilidade cultural e às necessidades e habilidades complementares de ambos os povos, e esperamos que seja o primeiro de muitos empreendimentos bem-sucedidos entre nossas duas nações”, disse Rosenhart.

Além do acordo com as empresas e instituições governamentais na Holanda, Aharon disse ao Post que a empresa provavelmente assinará outro acordo na Escócia no futuro próximo. Tony Conway, diretor de programas estratégicos na United Utilities na Escócia, confirmou que há muitas conversas sobre uma colaboração futura e que os dois lados estão nas etapas finais que antecedem a preparação de um programa-piloto. “Eu simplesmente acho que isso é a tecnologia certa, no momento certo”, disse Conway. “As pessoas acham que as águas residuais são um problema, mas na verdade, são uma oportunidade enorme”.

Fonte: Jpost e iTrade. Foto da Applied CleanTech: Cortesia (Pletz)

Nenhum comentário: