terça-feira, dezembro 22, 2015

O preço da tolerância: ISIS trouxe armas de destruição em massa para a Europa.








por Darren Boyle 

Especialistas alertam que armas de destruição em massa "foram trazidas sem serem detectadas" para a União Européia.




O ISIS recrutou especialistas com formação em química, física e ciência da computação para travar uma guerra com armas de destruição em massa contra o Ocidente, afirmou um chocante relatório do Parlamento Europeu.

A organização terrorista, de acordo com o documento informativo, "pode estar planejando tentar usar armas de destruição em massa proibidas internacionalmente em ataques futuros".

O documento, que foi elaborado na sequência dos ataques mortais em Paris, alegou que o ISIS já contrabandeou material de WMD (armas de destruição em massa) para a Europa.

Especialistas temem que o ISIS poderá explorar uma falha dos governos da UE ao compartilhar informações sobre possíveis terroristas.

Ultimamente, as forças policiais britânicas têm realizado exercícios sobre como lidar com vários tipos de ataque terrorista. Mas o relatório da UE afirma que o governo deveria "considerar abordar publicamente a possibilidade de um ataque terrorista usando armas químicas, biológicas, radiológicas ou até mesmo materiais nucleares.

O relatório, "ISIL/Daesh e armas ‘não-convencionais’ do terror" adverte: "No momento, os cidadãos europeus não estão contemplando seriamente a possibilidade de que grupos extremistas possam utilizar, materiais químicos, biológicos, radiológicos ou nucleares (CBRN), durante os ataques na Europa. Nestas circunstâncias, o impacto desse tipo de ataque, se ocorrer, seria ainda mais desestabilizador. "

Rob Wainwright, diretor da Europol disse após os atentados de Paris: "Estamos lidando com um perigo muito sério, com uma organização terrorista internacional determinada e bem provida de recursos, que agora está ativa nas ruas da Europa.

"Isso representa a mais séria ameaça terrorista enfrentada na Europa por 10 anos."

Sr. Wainwright advertiu que o ISIS tem considerável potencial em termos de recursos materiais e humanos.

Nomi Bar-Yaacov, membro associado no Departamento de Segurança Internacional da Chatham House disse: "Há um risco muito real de o ISIS usar armas não-convencionais na Europa, e além dela."

Wolfgang Rudischhauser, diretor do Centro de Não-Proliferação de Armas de Destruição em Massa da Otan disse: "O ISIS, na verdade, já adquiriu os conhecimentos e, em alguns casos, a experiência humana, que lhes permitiria usar materiais CBRN como armas do terror."

O relatório afirma que o ISIL/Daesh recrutou e continua a recrutar centenas de combatentes estrangeiros, incluindo alguns com formação em física, química e ciência da computação, que os especialistas acreditam que são capacitados para fabricar armas letais a partir de matérias primas.

Os governos da UE foram advertidos para investigar outros indivíduos radicalizados que têm acesso ou trabalham em áreas sensíveis’.

Os serviços de inteligência também foram advertidos para fazer uma triagem nos combatentes jihadistas para verificar se têm conhecimento especializado de CBRN.

O estudo afirma que 150 casos de tráfico nuclear ou radiológico são relatados anualmente.

Pior ainda: substâncias CBRN têm sido transportadas sem serem detectadas para a União Européia.

Relatórios mensais de inteligência sobre CBRN da Interpol mostram numerosos exemplos de tentativas de aquisição, contrabando ou utilização de materiais CBRN ("Chemical, Biological, Radiological and Nuclear Materials": Materiais químicos, biológicos, radiológicos e nucleares).


Publicado no DailyMail.

Tradução: William Uchoa

Nenhum comentário: