sábado, outubro 03, 2015

A auxiliar das senhoras contra-revolucionária.









por Danusha V. Goska






O que acontece quando uma mulher deixa a esquerda?

"O homem é um animal político".
Aristóteles

"Eu gosto quando um colega me manda flores 
Eu babo em vestidos de rendas
Eu falo ao telefone por horas
Com um quilo e meio de creme no meu rosto!”
Oscar Hammerstein


David Horowitz, David Mamet, e Jon Voight estão entre os famosos ex-esquerdistas que se submeteram a uma conversão para o conservadorismo político. (Nota de Heitor De Paola: Acrescento Olavo de Carvalho, eu mesmo, e muitos outros, como Bella Dodd.) Nesse sentido, eu sou tal qual eles. Eu também sou um ex-esquerdista. Em outro sentido, eu sou diferente. Eu sou uma mulher.

Quando se muda da esquerda para direita, encontramos alguns solavancos na estrada. Algumas desses choques são diferentes para as mulheres. Enfrentamos diferentes desafios sociais, e precisamos de produtos diferentes.

Minha paixão pela política e paixão pelos eventos atuais sempre me marcaram de forma muito diferente de minhas colegas do sexo feminino. Minha mãe e irmã mais velha, porém, eram também viciadas em política. Minha mãe me levou para a minha primeira manifestação de protesto em Washington, DC. Ter mentores políticos me protegia do desprezo por política das minhas colegas mais classicamente femininas. Ser a garota solitária no debate político durante toda a noite tem suas vantagens. Eu nunca namorei o capitão do time de futebol. Eu saia com o cara que tinha uma cópia do Manifesto Comunista no bolso de trás.

Em outros aspectos, porém, eu sou mais tipicamente feminina. Eu sou ruim em matemática. Eu amo coisas bonitas. Eu prefiro fazer biscoitos e limpar a casa do que fazer qualquer outra coisa. Uma porcentagem enorme da minha energia mental é dedicada a perguntas como: "Será que aquela pessoa gosta de mim? Como posso fazer aquela pessoa gostar de mim? Aquela pessoa é feliz? Como posso fazer essa pessoa feliz?"

Eu sei que a identificação de algumas características como mais "femininas" e outras como mais "masculinas" desafia um labirinto estranho de ditames politicamente corretos que mudam como um andaime flutuando sobre as ondas do oceano. Quando o Exército dos Estados Unidos, por exemplo, diz que cabelo curto é masculino, isto é recebido com protesto.

Quando Caitlyn Jenner diz que o cabelo longo e o decote fazem dele uma mulher, o Politicamente Correto de repente nos diz que é pra todos concordarem. Eu? Eu generalizo com base em números que se acumulam em uma massa crítica. Quando eu digo "eu sou ruim em matemática" e "gosto de limpar a casa" e relaciono isso ao fato de ser mulher, eu estou respeitando as massas de dados.

Eu sabia que quando mudasse da esquerda para a direita eu iria perder alguns amigos. Eu sabia, pois, eu sentia um certo medo antes de dizer:


• Há muito poucas coisas que o governo deveria ter permissão para forçar as pessoas a fazer.

• As pessoas fazem escolhas. Há conseqüências inevitáveis para essas escolhas, consequências para as quais não é meu dever oferecer socorro.

• Um feto é uma vida humana.

• As culturas são desiguais.

• Eu sou cristã.

• Tenho orgulho de ser americana.

• O comunismo não funciona.


O Facebook fornece um arquivo único para os relacionamentos quebrados. Contactos finais são protocolados e muitas vezes acompanhados de uma declaração.

A perda dos meus amigos esquerdistas do sexo masculino tem sido muitas vezes linear e simples. Funciona assim:

A. Eu digo algo abertamente político e, obviamente, um tabu.

B. Meu amigo do homem de esquerda protesta.

C. Ele remove minha amizade.

D. Não há mais contato.

John e eu nos conhecemos quando éramos estudantes de graduação. Dancei em seu casamento. John, uma vez, dirigiu quase 1.300 quilômetros para ouvir-me dar uma palestra. Um dia eu postei um meme zombando de Sandra Fluke. John postou um protesto conciso. John acredita que o governo deve obrigar as entidades privadas, como a Universidade de Georgetown, a fornecer controle de natalidade gratuito. John, meu amigo de mais de dez anos, me removeu como amigo. Ele me bloqueou. Nós não temos nos falado desde então.

Esse tipo de precisão cirúrgica, progressão linear, e uma clareza cristalina sobre questões de política, tipicamente masculino de rompimentos de amizade, muitas vezes não é assim que funciona com as mulheres. A linha entre o que é político e o que não é, é muito mais confusa. As mulheres têm se esforçado muito mais para me converter de volta aos padrões corretos de pensamento do que os homens. Uma amiga me disse várias vezes: "Mas você é uma pessoa amável. Ser de direita não é amável. Por que você faria isso? Seja gentil."

As mulheres tendem a se ligar mais em discussões sobre comida, relacionamentos e atividades domésticas como decoração da casa, rotinas de limpeza e cuidados com crianças. Como é que política entra em qualquer um desses assuntos? – você pode perguntar. O que é um produto de limpeza doméstica de esquerda contra um produto de limpeza doméstica de direita? Onde, exatamente, uma mulher cruza a linha e perde um amigo? Eu muitas vezes só descobri isso depois que eu cruzei a linha e perdi o amigo.

Uma miríade de suposições implícitas muitas vezes sublinha interações no Ocidente hoje. Eis aqui apenas um punhado: "América, o Ocidente, e o Cristianismo são opressivos"; "a coerção estatal para a redistribuição de renda é sinônimo de compaixão"; "os povos não-ocidentais são mais respeitadores do meio ambiente e calorosos e carinhosos"; "as mulheres são melhores do que os homens". Estes pressupostos não aparecem apenas em declarações políticas. Eles aparecem em embalagens de sabão, em memórias, em jogos de festa. Abaixo está uma descrição de três amizades fracassadas com outras mulheres. Nós não rompemos por questões políticas. Nós nos separamos sobre arte, sobre compaixão, e sobre espiritualidade.

É um ritual anual: eu espero pelo dia depois do Natal, quando os calendários de mesa estão à venda. Então eu vou a uma livraria e compro meu calendário de mesa Mary Engelbreit, com suas ilustrações em cada página. Ela desenha mulheres, crianças e casais dançando. Ela desenha mães e pais, cachorrinhos, gatinhos, pomares de maçã; envolve varandas, girassóis e luar. Sua obra é acompanhada por citações edificantes: "Quando uma criança nasce, também nasce uma avó" e "Se você tem conhecimento, deixe outros acenderem suas velas nele."

Quando eu descobri que eu poderia "ser amiga" de Mary Engelbreit no Facebook, eu fiquei encantada. Logo após fazer "amizade" com Johannes Vermeer, o que mais poderia eu, como um fã de arte, esperar?

No verão de 2015, Mary postou uma foto de uma mãe negra chorando abraçada a um menino angelical aterrorizado com as mãos sobre a cabeça. Diante deles havia um jornal com a manchete: "Mãos para cima, não atire." A legenda dizia: "Ninguém deveria ter de ensinar isso a seus filhos nos EUA." A ilustração de Mary era um comentário sobre a morte de Michael Brown. Depois que Brown foi morto a tiros pelo policial Darren Wilson, uma falsa narrativa surgiu. Os manifestantes que iriam arrasar Ferguson, Missouri, insistiam que Brown tinha se rendido a Wilson. Na verdade, o vídeo e testemunho ocular mostraram que Brown tinha roubado uma loja, agredido o funcionário da loja, resistido à prisão, tentou pegar a arma de Wilson, e o atacou.

Eu postei na página de Mary que eu moro em Paterson, Nova Jersey. Paterson está listada como uma das dez pequenas cidades mais perigosas da América. Dois homens negros foram mortos a tiros na frente do meu prédio por outro homem negro. Eu escrevi a Mary que, quando brancos ricos liberais incentivam os negros a se verem como vítimas impotentes sem responsabilidade pelo seu destino, essa mensagem ajuda a condenar as pessoas negras a existências impotentes, caóticas e niilistas. Depois que eu postei este comentário, minha possibilidade de publicar ou comentar na página de Mary foi cortada.

Minha conexão com Mary Engelbreit ficou tênue e limitada a poder gostar e comentar em sua página do Facebook. Mandy e eu, por outro lado, éramos amigos de fora do Facebook. Estamos habituadas a trabalhar juntas em uma biblioteca universitária. Mandy e eu nunca falamos sobre política. Na pós-graduação, quando nós jogávamos conversa fora em um pequeno escritório, sem janelas, de blocos de concreto, falávamos sobre sua pesquisa de dissertação sobre prostitutas, sobre relacionamentos, e sobre os homens, mulheres e sexo.

No Facebook, Mandy reclamava – divertida e escandalosamente – de seu trabalho. Ela também postava fotos antigas de entes queridos falecidos. Eu nunca tinha visto os avós, tias ou tios de Mandy, mas as fotos eram tão expressivas que eu sentia como se tivesse conhecido. Eu tinha sempre o cuidado de colocar os "likes" e de deixar um comentário em homenagem à família de Mandy.

Um dia Mandy deu o link para um artigo sobre a invenção do filme colorido.

Pode-se pensar que a invenção do filme a cores seja algo de que se poderia orgulhar, que se poderia comemorar. Nós vivemos numa civilização inovadora, e numa época em que boas invenções tornam a vida mais rica. Nós não estamos vivendo em cavernas tentando descobrir como usar barro e cinzas para rebocar imagens de uma manada de auroques na parede. Quando eu perder meus entes queridos, eu tenho certeza de que poderei me voltar para as fotos deles em seus melhores momentos, encantar os olhos e aquecer meu coração. Eu posso "apresentar" novas pessoas na minha vida à minha mãe que partiu porque eu tenho sua foto a cores. As pessoas que têm jeito para cor e design podem exercer o seu talento encaixando flores do quintal ou picos das montanhas. Tudo bem, certo? Bem, não.

De acordo com um artigo acadêmico de 2009 da professora Lorna Roth, da Concordia University Communications Studies, o filme Kodachrome era racista. Foi inventado para melhor capturar os tons de pele branca. Não retrata adequadamente as pessoas negras.

Eu respondi ao artigo que Mandy postou. Os inventores do filme a cores eram brancos, eu disse, e eles tinham o público e consumidores em grande parte brancos. Devemos supor motivos nefastos? Na verdade, como se sabe, "se os indivíduos com diferentes tons de pele apareciam na mesma cena, os [técnicos] completavam o processo de calibração com técnicas de iluminação ou de maquiagem especiais para garantir que os participantes não-brancos aparecessem bem." Os técnicos nunca pararam de melhorar. "Novas tecnologias, desde então, surgiram capazes de representar uma ampla gama de cores de pele. A Kodak inventou melhorados estoques de filmes com uma gama alargada de tons marrons e pretos. O desenvolvimento da imagem digital tem transformado ainda mais, tanto a fotografia e como a produção de filmes, permitindo aos artistas um grau de controle sem precedentes sobre o equilíbrio de cores".

Pareceu-me que o artigo do link de Mandy estava tomando um bem – o filme colorido - e transformando-o em mais uma camisa de força que todos nós tivemos que vestir para nos envergonhar de nós mesmos por sermos americanos, ocidentais, brancos, ou qualquer grupo que se queira flagelar naquele dia. Cada aspecto da vida deve ser um lembrete do que os brancos fizeram para que os afro-americanos sofressem. As pessoas brancas fizeram os afro-americanos sofrer. Nunca se tem permissão para pensar em outra coisa, no entanto. Nem mesmo apenas a qualidade estética e ingenuidade do filme colorido. Mandy tinha postado muitas fotos realmente encantadoras de seus parentes. Como ela poderia não valorizar o filme?

Eu afinei meu tom com o de Mandy, que cai entre "imprestável" e "mal-intencionada" no espectro do discurso. "Eu acho que o filme colorido é mais bom do que mau. Temos que nos sentir culpados o tempo todo?" Eu perguntei, em paráfrase. Eu faço paráfrase do meu post por não poder mais lê-lo. Mandy me acusou de "odiá-la", porque ela é esquerdista. Eu não acho que Mandy seja liberal em tudo; em todos os anos que eu a conheci, ela tem sido apolítica. Pensar em prostitutas, relacionamentos e sexo, e queixar-se sobre seu trabalho, e postar fotos de seus entes queridos no Facebook não são atividades nem de direita nem de esquerda. Eu nunca vou discutir essas questões com Mandy, porque depois de me enviar a mensagem informando-me que eu obviamente a "odiava" como eu "odeio" todos os "esquerdistas", Mandy me bloqueou. Eu chorei.

Christina e Paula, por outro lado, se esforçaram muito para me converter.

Christina e Paula estavam promovendo a migração em massa atual dos muçulmanos na Europa. Elas insistiam que a ação delas era a única resposta "compassiva". Promotores da migração em massa frequentemente citaram a foto de Aylan Kurdi afogado. É impossível não se comover com a foto, mesmo depois de descobrir como manipularam tanto a imagem como a narrativa por trás dela.

Eu respondi que eu não vi nada "compassivo" em exortar milhões de migrantes a abandonarem suas casas e apostarem tudo em um vôo para a Europa, um risco que resultaria inevitavelmente em decepção para a maioria.

Qualquer um que já tenha conhecido um imigrante – como os meus próprios pais – sabe que sob as melhores circunstâncias a imigração é inevitavelmente traumática. A ONU relata que 72% dos migrantes são homens sãos. Extrair 72% dos homens sãos de uma população é algo que a guerra e a peste fazem. Para as pessoas "compassivas" na Europa exortar a esta fuga social em nações que lutam não faz nenhum favor a eles. The Economist informou: sabe-se que 2.600 pessoas morreram nas suas tentativas para chegar à Europa. É claro que muitos mais morreram sem nunca aparecerem em qualquer registro oficial. Devemos supor que muitos têm sido estuprados, ou roubados, ou de outra forma arruinados. Migrantes chegam a uma cultura muito estranho, onde até mesmo a cruz vermelha sobre alimentos e a água é ofensiva e torna as provisões proibidas por motivos religiosos.

Eu implorei aos defensores de migração para considerarem duas fotos, além da bem conhecida de Aylan Kurdi. Uma mostrava migrantes acenando com uma, criança gritando apavorada com a polícia húngara. A criança descalça, vestido com uma t-shirt e fraldas vermelhas, parecia ter sido empurrada, sozinha, através de uma rachadura em uma cerca na fronteira húngara que a polícia húngara tinha erguido. Era óbvio que a criança estava sendo usada como um suporte de propaganda.

Em outra imagem, um migrante agarrou uma mulher e uma criança. Todos os três estavam sobre trilhos do trem. Em vídeo feito antes desta foto, o homem é mostrado jogando esta mulher e o bebê, talvez sua esposa e filho, sobre os trilhos. A polícia húngara tentou detê-lo, e resgatar a mulher e o bebê. No relato de um vídeo – cuja autenticidade não posso atestar – uma testemunha ocular (sic) relata que os homens migrantes agarravam qualquer criança – não necessariamente o seu próprio filho – para usar como persuasão para forçar sua entrada em trens lotados.

A verdadeira compaixão exige que esses migrantes sejam ajudados em suas terras natais ou próximo delas, muitas das quais são cercadas por nações ricas e pacíficas. 100 mil tendas climatizadas, desabitadas, da Arábia Saudita deveriam ser ocupadas. Se os migrantes precisarem de ajuda para lutar contra o ISIS, vamos daremos ajuda militar. Se eles precisam de ajuda com alimentos ou desenvolvimento, vamos daremos essa ajuda.

Christina e Paula insistiam que qualquer resistência à migração em massa era "racista" e "desumanizava" os migrantes. É de se esperar que as mulheres cuidem dos outros – como a criança indefesa Aylan Kurdi fotografada na costa da Turquia. Nós deveríamos abrir os braços e oferecer socorro, como Angela "Mama" Merkel.

Finalmente, houve a Val. Val postou um vídeo de setembro de 2014 da Marcha Popular do Clima. No vídeo de Val, os mexicanos dançavam na frente de um falso ídolo de pedra de Coatlicue, uma divindade asteca. O falso ídolo que os bailarinos adoravam era uma versão fiel do verdadeiro ídolo no Museu Nacional de Antropologia e História na Cidade do México. Coatlicue é uma assassina; ela usa um colar enfeitado com corações humanos anatomicamente corretos desencarnados, mãos humanas amputadas e crânios humanos dissecados. Os acessórios de moda de Coatlicue são reflexos do canibalismo e sacrifício humano que eram centrais para a religião asteca.

Para Val, porém, a dança estava acima de qualquer crítica. Os dançarinos e sua divindade eram não-ocidentais e "indígenas". Coatlicue era uma deusa – não um deus. Todas estas características fizeram de Coatlicue superior ao Deus ocidental mau, macho, da tradição judaico-cristã. Para acreditar nisso, você tem que ignorar várias realidades, incluindo o fato de que o México viu o colapso civilizacional antes de Colombo ter chegado, um colapso que povos indígenas podem ter provocado através da guerra ou danos ambientais.

Val chamou a dança de "sagrada". Eu comentei: "Não é realmente sagrada até arrancar o coração ainda batendo de sua vítima sacrificial" – um momento chave no ritual asteca. Val e seus amigos vieram pra cima de mim como uma caixa de pedras. Eu tinha que respeitar o que era sagrado para eles, eles insistiram. Eu respondi: "Eu não respeito sacrifício humano." Eu me recusei a participar da farsa na qual os rituais das religiões não-ocidentais são todas festas de amor. Como mulher e ex-esquerdista, eu não encontrei meu nicho, minha comunidade, minha loja ou meus produtos.

Há mulheres políticas, é claro, mas os seus estilos são muitas vezes masculinizados – abrasivos, de confronto, e individualistas. Posso concordar com Ann Coulter, Pam Geller, ou Megyn Kelly, mas acho que é difícil adotar o seu estilo. De quem eu gosto? Quando eu era criança, eu via Julie Andrews como Maria von Trapp e Mary Poppins. Eu me apaixonei por ela então, e a amei mais ainda. Ela é linda, carinhosa, todo-poderosa; ela gira no topo de montanhas e explode em canção. O que há para não gostar?

A massa crítica de mulheres passa mais tempo lendo memórias e romances do que tomos políticos, mais tempo cozinhando e limpando do que assistindo a Fox News ou a CNN, mais tempo fofocando com outras mulheres do que assistindo esportes na TV. Muitas de nós se irritam com os pressupostos esquerdistas subjacentes nos produtos culturais que consumimos e nas conversas com amigos que encontramos; lutamos para encontrar uma posição, um tom de voz, um modelo, um porta-voz que nos represente. Nós somos, penso eu, um mercado largamente inexplorado.



Tradução: William Uchoa

Nenhum comentário: