segunda-feira, agosto 17, 2020

5G do Partido Comunista Chinês: Diga Não




por US Department of State (*)

Clean Network protege os ativos da América

“A disseminação nos Estados Unidos de aplicativos móveis desenvolvidos e pertencentes a empresas na República Popular da China (China) continua a ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos.”
—Presidente Donald J. Trump, 6 de agosto de 2020

“Pedimos aos países que se tornem Países Limpos para que as informações privadas de seus cidadãos não acabem nas mãos do Partido Comunista Chinês”.
—Secretário de Estado Michael R. Pompeo, 23 de julho de 2020

Assim como a administração Trump tomou medidas sem precedentes para defender nossas fronteiras físicas, também está defendendo os Estados Unidos nas fronteiras cibernéticas.
Em 29 de abril de 2020, o secretário Pompeo anunciou que, como parte da Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2019, o Departamento de Estado exigirá um Caminho Limpo para todo o tráfego de rede 5G autônomo que entra e sai das instalações diplomáticas dos EUA em casa e no exterior.
Em 5 de agosto de 2020, o secretário Pompeo anunciou a expansão da The Clean Network para incluir Clean Carrier, Clean Store, Clean Apps, Clean Cloud e Clean Cable.
Em 6 de agosto de 2020, o presidente Trump assinou dois decretos executivos exercendo sua autoridade sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) para lidar com as ameaças representadas por aplicativos como o TikTok e o WeChat.

As Linhas de Esforço da Rede Limpa

A iniciativa Rede Limpa é um esforço abrangente para lidar com a ameaça de longo prazo à privacidade, segurança e direitos humanos de dados representada para o mundo livre por atores autoritários malignos, como o Partido Comunista Chinês (PCC). A Clean Network está enraizada em padrões de confiança digital internacionalmente aceitos e é um reflexo de nosso compromisso com uma Internet global aberta, interoperável e segura baseada em valores democráticos compartilhados e respeito pelos direitos humanos. Esse esforço representa a execução de uma estratégia duradoura de vários anos para todo o governo, construída sobre uma coalizão de parceiros confiáveis.

5G Clean Path: Para proteger a voz e os dados que atravessam redes 5G autônomas que entram e saem das instalações diplomáticas dos EUA em casa e no exterior. Anunciado pelo secretário Pompeo em 29 de abril de 2020, o 5G Clean Path é um caminho de comunicação ponta a ponta que não usa nenhum equipamento de transmissão, controle, computação ou armazenamento de fornecedores de TI não confiáveis, como Huawei e ZTE, que são exigido pela lei chinesa para cumprir as diretivas do CCP. O 5G Clean Path incorpora os mais altos padrões de segurança contra a capacidade de fornecedores não confiáveis ​​e de alto risco de interromper, manipular ou negar serviços a cidadãos, instituições financeiras ou infraestrutura crítica. Todo o tráfego de dados móveis que entra nos sistemas diplomáticos americanos estará sujeito a requisitos novos e rigorosos.

Operadora limpa: para garantir que as operadoras não confiáveis ​​da República Popular da China (RPC) não estejam conectadas às redes de telecomunicações dos Estados Unidos. Essas empresas representam um perigo para a segurança nacional dos Estados Unidos e não devem fornecer serviços internacionais de telecomunicações de e para os Estados Unidos.

Clean Store: Para remover aplicativos não confiáveis ​​das lojas de aplicativos móveis dos EUA. Os aplicativos PRC ameaçam nossa privacidade, proliferam vírus, censuram conteúdo e espalham propaganda e desinformação. Em 6 de agosto de 2020, o presidente Trump assinou dois decretos executivos para enfrentar as ameaças representadas pelo TikTok e pelo WeChat. O TikTok e o WeChat capturam vastas faixas de dados de seus usuários desavisados ​​e são obrigados pela lei chinesa a entregar essas informações privadas ao PCC, mediante solicitação. As informações pessoais e comerciais mais confidenciais do povo americano devem ser protegidas em seus telefones celulares contra exploração e roubo para o benefício do PCCh.

Aplicativos limpos: para evitar que fabricantes de smartphones RPC não confiáveis ​​pré-instalem - ou disponibilizem para download - aplicativos confiáveis ​​em sua loja de aplicativos. A Huawei, um braço do estado de vigilância da RPC, está negociando com as inovações e a reputação das principais empresas americanas e estrangeiras. Essas empresas devem remover seus aplicativos da loja de aplicativos da Huawei para garantir que não façam parceria com um violador dos direitos humanos.

Nuvem limpa: para evitar que as informações pessoais mais confidenciais dos cidadãos dos EUA e a propriedade intelectual mais valiosa de nossas empresas, incluindo a pesquisa de vacinas COVID-19, sejam armazenadas e processadas em sistemas baseados em nuvem construídos ou operados por fornecedores não confiáveis, como Alibaba, Baidu , China Mobile, China Telecom e Tencent.

Clean Cable: Para garantir que os cabos submarinos que conectam nosso país à Internet global não sejam subvertidos para coleta de inteligência pela RPC em hiperescala. Também trabalharemos com parceiros estrangeiros para garantir que os cabos submarinos em todo o mundo não sejam construídos ou operados por fornecedores não confiáveis.

Países e territórios limpos

Os Estados Unidos juntam-se à The Clean Network por mais de trinta países e territórios limpos com interesses semelhantes, que se comprometeram a proteger suas redes 5G de fornecedores não confiáveis ​​e / ou suas operadoras de telecomunicações concordaram em usar apenas fornecedores confiáveis. Exemplos incluem:

Albânia
Austrália
Canadá
República Tcheca
Dinamarca
Estônia
França
Grécia
Israel
Japão
Letônia
Noruega
Polônia
Romênia
Eslovênia
Suécia
Taiwan
Reino Unido
EUA
Vietnã

Citações:

O Primeiro Ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, declarou: “A Polônia acredita que a construção de nossa rede 5G Clean Path é um pré-requisito para a soberania tecnológica estratégica da UE. É por isso que devemos mantê-lo seguro a todo custo e somos um país 5G limpo. Para proteger nossa rede 5G de possíveis malfeitores, é necessário que todos os empresários europeus mantenham linhas de produção limpas e um Caminho Limpo 5G, livre de possível espionagem industrial. Exigir que os Padrões Limpos 5G sejam observados em relação à tecnologia 5G é um passo em direção à construção de um mundo globalizado mais justo. ”

O comissário europeu Thierry Breton comentou sobre a caixa de ferramentas 5G limpa da UE: “A União Europeia com todos os estados membros desenvolveu uma caixa de ferramentas de segurança cibernética 5G definindo os critérios e medidas claras para evitar o uso de 'fornecedores de alto risco'. A caixa de ferramentas acrescenta que os estados membros identificaram certos países não pertencentes à UE com atores apoiados pelo Estado como uma ameaça cibernética séria aos seus interesses nacionais. Os fornecedores europeus de 5G provavelmente atenderão a esses critérios. Servirá de referência para o conselho de administração das operadoras de telecomunicações que deve tomar a decisão sobre os fornecedores de 5G. Se escolherem um 'fornecedor 5G de alto risco', os membros do conselho podem ser responsabilizados se algo acontecer ”.

Clean Telcos

Muitas das maiores empresas de telecomunicações em todo o mundo estão se tornando Clean Telcos, optando por usar apenas fornecedores confiáveis ​​para suas construções de rede 5G. Orange na França, Jio na Índia, Telstra na Austrália, SK e KT na Coreia do Sul, NTT no Japão, Hrvatski Telekom na Croácia, Tele2 na Estônia, Three na Irlanda, LMT na Letônia, Vodafone Ziggo na Holanda, Plus na Polônia, Singtel em Cingapura, TDC na Dinamarca, O 2 no Reino Unido e todas as telcos 5G no Canadá, Noruega, Vietnã e Taiwan estão rejeitando fazer negócios com ferramentas do estado de vigilância do CCP, como a Huawei.

Citações:

A Telefónica afirma em seu Manifesto Digital que “segurança é fundamental”, e seu CEO e Presidente José María Álvarez-Pallete López declarou: “A Telefónica tem orgulho de ser uma empresa 5G Clean Path. A Telefónica Espanha e a O 2 (Reino Unido) são redes totalmente limpas, e a Telefónica Deutschland (Alemanha) e a Vivo (Brasil) estarão em um futuro próximo sem equipamentos de fornecedores não confiáveis. ”

CEO Jun Sawada, da NTT do Japão: “A segurança de nossos clientes e de suas informações pessoais é nossa principal prioridade. Nesse contexto, a declaração do governo dos Estados Unidos a respeito da 5G Clean Network é consistente com nossa posição. É por isso que estamos felizes em ser apreciados como uma empresa 5G Clean Telecommunications e estamos comprometidos em usar apenas fornecedores confiáveis ​​em nossas redes 5G no Japão e conforme expandimos nossos negócios em todo o mundo. ”

Emil Georgakiev, CEO da Telekom Albania: “As redes 5G desempenharão um papel crítico na vida dos indivíduos e das empresas, com qualquer mau funcionamento da infraestrutura ou vazamento de dados tendo um impacto devastador na sociedade. É por isso que a Telekom Albania continua a mostrar seu compromisso com os mais altos padrões de segurança de rede para nossos clientes e parceiros, usando apenas equipamentos confiáveis. Temos orgulho de ser um parceiro do 5G Clean Path. ”

O CEO da Oracle, Safra Catz: “A Oracle compartilha a visão de aplicativos e redes 5G seguros, confiáveis ​​e resilientes. Com base em nosso compromisso de desenvolver os mais seguros produtos e serviços de telecomunicações e infraestrutura para nossos clientes, temos o orgulho de apoiar a iniciativa Clean Path e fornecer soluções de Clean Path. ”

Pat Gelsinger, CEO da VMware: “A VMware tem o prazer de fornecer suporte para o Clean Path. Pretendemos criar uma infraestrutura 5G ponta a ponta que seja aberta, segura, programável, confiável e baseada em software. Segurança e proteção devem ser a meta de todos globalmente que levam a sério a construção da melhor e mais segura infraestrutura de telecomunicações possível para 5G, 6G e além. ”

O ímpeto da iniciativa Rede Limpa está crescendo. Os Estados Unidos conclamam nossos aliados e parceiros no governo e na indústria ao redor do mundo a se juntarem à maré crescente para proteger nossos dados do estado de vigilância do PCC e do Grande Firewall da China, onde os dados entram, mas não saem e, reciprocamente, a propaganda vai , mas a verdade não aparece. Construindo uma coalizão de parceiros, aumentaremos a proteção dos dados de nossos cidadãos e de nossas liberdades.


Obtenha mais informações sobre a The Clean Network: https://www.state.gov/5g-clean-network/

Ordem executiva para enfrentar a ameaça apresentada por TikTok: https://www.whitehouse.gov/presidential-actions/executive-order-addressing-threat-posed-tiktok/

Ordem Executiva para Enfrentar a Ameaça Apresentada por WeChat: https://www.whitehouse.gov/presidential-actions/executive-order-addressing-threat-posed-wechat/

Saiba mais sobre a diplomacia econômica americana, chefiada pelo subsecretário de Estado Keith Krach: https://www.state.gov/bureaus-offices/under-secretary-for-economic-growth-energy-and-the-environment/

Nenhum comentário: