quarta-feira, março 29, 2006




Pronunciamento do Sr. Deputado Estadual Coronel Ubiratan na 36a. Sessão Ordinária da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 29 de março de 2006


Srs. Deputados, senhores e senhoras que nos assistem das galerias, senhores funcionários, nem chegamos a completar 3 meses de 2006 e São Paulo já conta com um alto número de rebeliões nos presídios do Estado.

Na primeira semana de março, na rebelião ocorrida em Jundiaí 7 presos morreram sufocados pela fumaça e é inevitável lembrar-me de 1992 quando os 2200 presos amotinados no Carandiru atearam fogo no pavilhão 9 e se não houvesse a providencial intervenção da Polícia Militar certamente teriam morrido muito mais do que os 102 detentos em confronto com a PM.


Infelizmente o controle total dos presos está nas mãos de facções criminosas que tem um domínio absoluto, a ponto de presos se rebelarem no município de Franco da Rocha alegando que estavam amotinados em solidariedade aos detentos do presidio de Iperó que também encontravam-se rebelados e por não concordarem com a presença da Tropa de Choque.Chegamos ao fundo do poço.

É necessário que se tome providências enérgicas. Estamos sem lei e sem ordem. Presos só tem benesses e regalias; nos finais de semana tem a visita intima e agora, no mês de abril, começa nossa preocupação, pois no feriado da páscoa muitos presos serão beneficiados pela saída temporária. E então veremos nos noticiários, como acontece ano após ano, na segunda-feira a seguir, noticias de crimes bárbaros cometidos por detentos que tiverem direito a esse benefício.

Enquanto não se tomar duras providências, enquanto nos presídios não houver disciplina e ordem infelizmente não teremos mais sossego.Mas não parece que é isso que irá acontecer pois o ministro Marcio Tomaz Bastos pretende que os condenados por crimes hediondos tenham direito a aplicação da progressão da pena, podendo chegar até o estágio do semi-aberto!

Não falta acontecer mais nada nesse país. Algo precisa ser feito e rápido pois senão seremos nós os condenados a viver confinados atrás das grades e muros de nossas casas, pois não rua não temos mais segurança para transitar.É preciso baixar normas rígidas e cortar regalias!"

Infelizmente o controle total dos presos está nas mãos de facções criminosas que tem um domínio absoluto, a ponto de presos se rebelarem no município de Franco da Rocha alegando que estavam amotinados em solidariedade aos detentos do presidio de Iperó que também encontravam-se rebelados e por não concordarem com a presença da Tropa de Choque.

Chegamos ao fundo do poço. É necessário que se tome providências enérgicas. Estamos sem lei e sem ordem. Presos só tem benesses e regalias; nos finais de semana tem a visita intima e agora, no mês de abril, começa nossa preocupação, pois no feriado da páscoa muitos presos serão beneficiados pela saída temporária. E então veremos nos noticiários, como acontece ano após ano, na segunda-feira a seguir, noticias de crimes bárbaros cometidos por detentos que tiverem direito a esse benefício.


Enquanto não se tomar duras providências, enquanto nos presídios não houver disciplina e ordem infelizmente não teremos mais sossego.
Mas não parece que é isso que irá acontecer pois o ministro Marcio Tomaz Bastos pretende que os condenados por crimes hediondos tenham direito a aplicação da progressão da pena, podendo chegar até o estágio do semi-aberto! Não falta acontecer mais nada nesse país. Algo precisa ser feito e rápido pois senão seremos nós os condenados a viver confinados atrás das grades e muros de nossas casas, pois não rua não temos mais segurança para transitar.


É preciso baixar normas rígidas e cortar regalias!
Muito obrigado Sr. Presidente.

Gabinete Deputado Estadual Coronel Ubiratan

(e-mail recebido do gabinete do deputaldo)

Nenhum comentário: