sexta-feira, dezembro 29, 2017

O pior “investimento” que alguém pode fazer no Brasil




por Christian Deon(*)






Nenhuma pirâmide financeira consegue dar mais prejuízo para alguém do que esse nosso sistema de previdência social. Sabe por quê?

Previdência Social é o pior “investimento” que alguém pode fazer no Brasil.

Quando alguém entra em um negócio de esquema financeiro (de base piramidal), certamente sabe o risco em que está incorrendo. Até porque esse tipo de mazela tende a acabar rápido e, se alguém busca algum benefício (que no final se tornará em malefício para os últimos que entrarem), precisa agir rápido.

Já na previdência social (também vergonhosamente piramidal), o risco deveria ser zero, porque não tem prazo final de atuação, é uma jogada de longo prazo e você “contribui” (falácia, já que ninguém tem a opção de não contribuir) para ter algo no final. Deveria ser o ganha-ganha, mas não é.


No nosso sistema previdenciário os jovens têm a obrigação de sustentar os mais velhos (que já contribuíram), mesmo sem saber se no futuro haverá alguém para sustentá-los. É, de fato, um esquema insustentável, ao contrário de um fundo de investimento onde o dinheiro fica rendendo. Para piorar, a má administração é tão grande que consegue te dar prejuízo no final.

Portanto, é melhor colocar seu dinheiro suado em uma poupança (que rende menos que a inflação), do que dar de bandeja para burocratas irresponsáveis “administrarem”, sem saber se terá algo lá para sacar no futuro e ainda depender de algum tipo de autorização estatal para ter o seu dinheiro de volta.

Pelo menos na poupança privada você sabe que vai ter alguma coisa lá quando decidir se aposentar!

PS: Se aceitar um conselho, melhor ainda é procurar fundos de investimento, para que seu dinheiro trabalhe para você, enquanto goza de uma velhice tranquila, sem mais grandes preocupações.

“PESSOAS QUE NÃO SE PREPARAM PARA O FUTURO, DEVEM ACEITAR O QUE VIER”.

(*)Christian Deon - Empreendedor, escritor, estudante de Economia pela UFMT e de Gestão Financeira pela Unicesumar, defensor das liberdades individuais.

Fonte: ilmt.com.br

Nenhum comentário: