sexta-feira, junho 11, 2010

MARVI MARMARA: A AJUDA HUMANITÁRIA QUE NÃO EXISTIU




Dos sete navios da flotilha (de 31 de maio), apenas quatro eram de carga. O Challenger 1 (barco de pequeno porte), o Sfendonh (pequeno barco de passageiros) e Mavi Marmara (maior embarcação da flotilha e navio onde ocorreram os incidentes de 31 de maio) não carregavam qualquer ajuda humanitária, exceto os pertences pessoais dos passageiros. Dos quatro navios que realmente transportavam carga, é importante notar que:


1. A carga encontrada nos navios estava espalhada nos porões dos barcos e empilhada, e não devidamente embalada para o transporte. Os equipamentos não foram armazenados de forma apropriada e colocados em bases de madeira.
2. Devido ao empacotamento impróprio, alguns dos equipamentos foram esmagados pelo peso durante o transporte.
3. Os medicamentos e equipamentos sensíveis (equipamentos para centros cirúrgicos, roupas, etc.) estão sendo mantidos em armazenamento apropriado na base do Ministério da Defesa. Alguns dos medicamentos já expiraram, e outros vão expirar em breve. O equipamento para centro cirúrgico, que deveria ser mantido em ambiente estéril, foi embalado sem os devidos cuidados.
4. Uma grande parte dos equipamentos, principalmente calçados e vestuários, foram usados e estão desgastados.
5. As cargas que aguardam a entrada na Faixa de Gaza, tanto na passagem de Kerem Shalom como na base do Ministério de Defesa, foram aprovadas pelas autoridades de Israel e aguardam permissão do Hamas.
6. Das cargas que foram encontradas, listam-se: 300 cadeiras de rodas, 300 scooters de mobilidade novas (cadeira sobre rodas elétrica), 100 scooters de mobilidade especial para portadores de deficiência, muletas, 250 leitos hospitalares, 50 sofás, quatro toneladas de medicamentos (alguns vencidos e outros perto de expirar), 20 toneladas de roupas, tapetes, pastas escolares e sapatos, equipamentos hospitalares diversos (armários e gabinetes, equipamento para centro cirúrgico, etc.), brinquedos para parques e colchões.


Até o dia 7 de junho, quatro navios de carga chegaram em Ashdod – Gaza, Sofia, Defeny e Rachel Corrie – e as autoridades israelenses já haviam descarregado equipamentos do Defeny. Esta carga foi distribuída em 26 caminhões que seguiram para Gaza. Além destes, mais oito caminhões aguardam permissão na passagem Kerem Shalom para entrar na Faixa de Gaza.




Fonte: Embaixada de Israel (Pletz.com)

Nenhum comentário: