domingo, outubro 09, 2011


Hospitais e postos de saúde começam a ser avaliados pelo governo federal a partir de dezembro, informou o presidente da Câmara de Política de Gestão e Competitividade, Jorge Gerdau. Segundo ele, o Ministério da Saúde vai usar o índice de medição de eficiência para estabelecer metas e definir repasses de recursos.







“Quem atingir as metas vai pode receber aumentos de valores que serão transferidos. E conforme os índices vão crescendo, haverá aumentos gradativos. É um mecanismo que possibilitará que os postos que trabalharem melhor obtenham mais recursos. É um estímulo. E Quando houver uma economia, vai ficar naquela unidade.”.







Enfim uma notícia boa. O presidente da CPGC sêo Gerdau, naturalmente vai medir essa eficiência pelo seu próprio conhecimento. É claro que vai comparar o atendimento SUS com os hospitais, ambulatórios e clínicas que já frequentou na vida (Einstein, Sirio Libanês, etc). Como ele é um dos grandes fabricante de pregos, esperemos que ele não queira crucificar os usuários do SUS.


Se alguém duvidava que o sêo Gerdau iria se queimar aderindo ao governo "meenganaquesóestoudandoumtempopromoluscovoltar", errou. Sêo Gerdau vai se queimar e feio.

Recordar é viver: Tempos atrás, um certo senhor não médico foi alçado ao Ministério da Saúde. Durante a sua gestão o ministério, aleatóriamente pegava fichas de usuários do SUS e enviava correspondência para que o usuário desse nota e comentasse sobre o seu atendimento. O ministro não médico surpreendeu-se ao ver quantas cirurgias penianas foram feitas em mulheres, quantos miomas uterinos foram retirados em homens. Vieram as punições (e não premiações); conveniados foram descredenciados e assim o ministro não médico fez algo que um certo Temporão e, nem mesmo o inventor da CPMF, Adib Jatene, um supermegahiper conceituado médico jamais pensaram em fazer. Mas isso é coisa do passado e ninguém vive do que já passou. Afinal, segundo o Iraniano de Garanhuns, o século XXI começou no Brasil por obra e graça dele. Que saudade da Guilhotina!

Nenhum comentário: