quarta-feira, outubro 12, 2011



Dependendo da sua idade com absoluta certeza você se lembrará do humorista José Vasconcelos, o gago “Rui Barbosa Sa-Silva” da Escolinha do Professor Raimundo, da Globo, da Record ou do SBT (Praça é Nossa).

Zé Disney

Após viagem à Disneylândia (1964), José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto (Rio Branco, 20 de março de 1926 — São Paulo, 11 de outubro de 2011) ou simplesmente Zé Vasconcelos  passou a sonhar com uma cidade infantil, um megaparque temático  em uma área de um milhão de metros quadrados no Brasil, no município de Guarulhos.

A Vasconcelândia tinha um audacioso e inovador projeto, Zé Vasconcelos buscou todos os tipos de apoio e nada conseguiu. Iniciou uma solitária empreitada onde investiu por mais de 10 anos todos recursos que obteve em 20 anos de carreira. Com recursos próprios, fez terraplanagem no local, construiu restaurante, administração, um parque de diversões e o cine drive-in. 



O projeto quase o levou à falência e foi abandonado para enorme tristeza do humorista.

A iniciativa do humorista inspirou Beto Carrero a criar o seu  parque temático e está relatado no filme “Mundo encantado de Beto Carrero” que foi lançado em Janeiro de 2009 onde José Vasconcelos participa. No mesmo ano (2009) foi lançado em DVD o documentário Ele é o Espetáculo, do cineasta Jean Carlo Szepilovski, uma homenagem ao conjunto de sua obra. Narrado pelo próprio humorista, apresentava depoimentos de Jô Soares, Chico Anysio e trecho de filmes e programas de rádio e TV em que atuou durante a carreira.

A Vasconcelândia está localizada a 28 km do centro de Guarulhos e faz divisa com a AMBEV, no bairro Morro Grande, Serra de Itaberaba. Atualmente a propriedade pertence à empresa PANCO e não é aberta para visitação.


O corpo do humorista José Vasconcellos será cremado nesta quarta-feira (12/10/2011), no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo.

Vasconcellos morreu às 6h da manhã desta terça-feira (11), aos 85 anos. Ele estava internado no setor de geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e sofreu uma parada cardíaca. Vasconcellos sofria de doença de Alzheimer e de problemas nos rins.

Fontes: Guarulhosdepontaaponta/ G1

Nenhum comentário: