segunda-feira, abril 15, 2013

A Brigada Judaica durante a 2ª guerra mundial.




A Brigada Judaica durante a 2ª guerra mundial.
por Edda Bergmann (Z’L)- (*)







jewishbrigade6




O que a história nos lembra: A ação da brigada judaica da Palestina na Europa durante a 2ª guerra mundial. Veja fotos históricas no final deste artigo.

A Brigada Judaica Palestina e sua atuação na 2ª Guerra Mundial na libertação da Itália junto ao 8º exército inglês do General Montgomery, não pode e não deve ser esquecida, pois foi anterior à criação do moderno Estado de Israel e é mais uma demonstração clara e insofismável da presença judaica na Palestina. Composta por três divisões de infantaria formadas por soldados judeus, a Brigada atuou de forma exemplar, sob o comando do Brigadeiro A. P. Benjamin, deslocando-se do Egito para a Itália em janeiro de 1945. Entrou em ação em fevereiro de 1945 no Rio Senio, no norte da Itália com ações heróicas e muitas perdas humanas.

Deslocou-se em seguida para as fronteiras da Iugoslávia, Áustria e Hungria, onde pôde estabelecer um contato que ajudou a salvar vidas dos judeus sobreviventes – inclusive os dos Campos de Concentração, como o de Trieste, na Itália `La capilatura del riso`, que tinha, fornos crematórios e onde faleceram muitos parentes meus – e com movimentos judeus secretos do interior da Europa, ajudando-os a deixarem o continente rumo à Palestina. Em setembro de 1945, a Brigada Judaica foi transferida para a Bélgica e Holanda e suas unidades distribuíram-se pelas linhas de comunicação entre Bruxelas e Amsterdã, de onde procurou transferir judeus para a Itália.

A Brigada retornou à Palestina e dissolveu-se em fevereiro de 1946, não sem um elevado número de perdas humanas em prol da liberdade e na luta aberta contra o nazi-fascismo, que almejava conquistar o mundo e lhe impor o extermínio dos judeus, como raça inferior indigna de viver, de acordo com Hitler e Mussolini e com o atual Presidente do Irã, defasado no tempo e no espaço.

Lembrar é viver, divulgue a verdade que o mundo desconhece!


jewishbrigade2



jewishbrigade5
jewishbrigade4

(*)Edda Bergmann (Z’L), Historiadora e ex-Presidente Internacional da B’nai B’rith.(já falecida)

Nenhum comentário: