segunda-feira, dezembro 05, 2011

Foi bom prá você?




Mas não parece realmente que o país está vivendo um caos de opiniões? É claro que não estou falando em pensamento único: isso é Utopia. Falo do básico e se não concordamos com o básico, o simples, o que nos atinge no dia a dia; e , se não há concordância no mais simples de que forma vamos almejar um país - como um todo - melhor?

Vamos aos recentes fatos. Um jogador de futebol morreu, como todos os dias morrem centenas de outros brasileiros: vítima do alcoolismo. Como sempre acontece no Brasil, tão logo o IML despache o corpo para o velório, o finado famoso vira exemplo de cidadania, pai herói, marido exemplar - mesmo que ao sepultamento compareçam uma dezena de amantes, que, no caso do jogador não aconteceu - e vai por aí.

E, como sempre, aparecem as homenagens. Assim foi recentemente com o ex-vice presidente que, passou a ser cristão devotado, pai exemplar - mesmo não reconhecendo a paternidade de uma filha fora do casamento -. E, como sempre aparecem os desavisados. No caso do ex-jogador no Facebook podia-se ver a quantas anda a falta de conhecimento das pessoas; alguns desconheciam que o "atleta" estava internado no melhor hospital do Brasil e reclamavam um melhor atendimento a ele. Outros sequer sabiam que o jogador era um entusiasta do partido que está no poder; que sempre amou de paixão o regime cubano e - incrível - execrava a "ditadura" que aconteceu no país; como se o regime cubano fosse um exemplo de democracia.

Mas esse caos está apenas nas pessoas comuns? Não.Foi possível ler as opiniões de jornalistas indo na mesma direção: apaga-se da história o que é ruim e deixa-se o que é bom. 

Esquecendo-se o jogador e indo para o brasilzão mesmo, isso acontece no campo da política todos os dias. Ora um "expert" elogia a atitude firme da presidente demitindo este(s) ou aquele(s) ministro(s), ora cobra dela uma atitude mais drástica em relação à corrupção; como se ela jamais houvesse ocupado um cargo tão importante no governo, como se tivesse chegado de outro planeta no começo do ano. Esquecem-se - propositalmente, só pode ser - que a chefia da casa civil de um governo é tão importante quanto o cargo de presidente. É o chefe da casa civil que conhece todos os problemas do governo, todos os integrantes, todo o passado e, provavelmente, todo o futuro. É mesmo possível melhorar algo que há oito anos está errado? Será possível mesmo que alguém, da noite para o dia, num passe de mágica, resolva abandonar toda a sua ideologia - retrógrada -, todas as suas companhias duvidosas e começar a governar para o país e com o país? Será possível mudar de posição e começar a desfazer acordos internacionais com o que de pior existe na face da terra?

Será possível, finalmente, governar sem o apoio de todos os partidos que hoje formam a base aliada - alguns preferem dizer "comprada" -? E os ministérios, estatais e autarquias serão limpos de gente tão execrável?

É claro que como brasileiros aprendemos a ter confiança no futuro - um futuro que não chega nunca, mas... - a vislumbrar dias melhores... Mas sinceramente isso é possível hoje? Será possível em 2014? Talvez em 2018, 2022... 2030? Quantos de nós teremos morrido sem sequer ver a miséria extinguida; o nordeste livre de políticos corruptos; um pais minimamente mais justo; o fim das inauditáveis urnas eletrônicas; das pesquisas compradas...?

Tem sido bom prá você? Então, como sempre diz Salomão Schwartzman: seja feliz.

Vamos pensar? "Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. (Mateus 9,16)".

Nenhum comentário: