terça-feira, dezembro 06, 2011

Protesto contra fraude em eleições.



Protesto contra fraude em eleições.

Não se preocupem, isso jamais aconteceria no Brasil; afinal temos o sistema eleitoral mais perfeito do Universo: As inauditáveis Urnas Eletrônicas.

A polícia russa deteve nesta terça-feira 500 opositores em Moscou e em São Petersburgo que protestavam contra a vitória de Vladimir Putin nas eleições legislativas, enquanto o governo rejeitava as críticas do Ocidente às eleições, consideradas irregulares. A polícia informou que havia detido 250 pessoas na Praça Trumfalnaia, no centro da capital russa, e outras 200 em São Petersburgo, segunda maior cidade do país.
Foto Reuters: Manifestante preso


O presidente Dmitri Medvedev declarou que o sistema político russo não é um "assunto" dos ocidentais, depois que observadores da OSCE criticaram a excessiva proximidade entre o Estado russo e o partido de Vladimir Putin, vencedor das legislativas de domingo. O Ministério das Relações Exteriores russo classificou de "inaceitáveis" as críticas da Casa Branca e do Departamento de Estado americano sobre o desenvolvimento dessas eleições.
Em Vilna, onde participa do Conselho Ministerial da OSCE, a chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, declarou nesta terça-feira que as eleições russas não foram "nem livres, nem igualitárias". Os observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) indicaram que foram constatadas irregularidades, inclusive "violações de urnas" nestas eleições.
O governo britânico considerou que as eleições legislativas de domingo na Rússia suscitaram "motivos de preocupação" e pediu que as supostas violações sejam investigadas "rapidamente e com transparência". O partido Rússia Unida, de Vladimir Putin, obteve a maioria absoluta na Câmara Baixa do Parlamento (Duma), mas seu resultado foi 15 pontos mais baixo em relação às eleições de 2007.


O líder opositor Boris Nemtsov e cerca de 250 manifestantes foram detidos nesta terça em Moscou pela polícia quando protestavam contra a vitória de Putin. "Nemtsov foi detido por dez agentes das forças antidistúrbios", declarou Olga Shorina, porta-voz daquele que foi vice-primeiro-ministro russo na presidência de Boris Yeltsin. Dezenas de opositores foram colocados em furgões da polícia, que não interferiu nas manifestações de militantes do Rússia Unida, muito mais numerosos, reunidos do outro lado da praça.


"Os de Nachi (favoráveis ao governo) estão cercados por policiais e tocam seus tambores" para abafar os gritos dos opositores que bradam "Rússia sem Putin", disse Oleg Orlov, diretor da Memorial, ONG russa de defesa dos direitos humanos. O blogueiro russo Alexei Navalni, detido na segunda-feira durante uma manifestação opositora foi condenado nesta terça a 15 dias de prisão, indicou a agência Interfax.


Outro líder opositor, Ilia Yashin, foi condenado nesta terça-feira em Moscou a 15 dias de prisão por ter participado na segunda em uma manifestação contra a fraude nas eleições. O Ministério russo do Interior admitiu nesta terça que havia mobilizado forças de segurança em Moscou para "garantir a segurança".


As tropas especiais "têm um único objetivo: garantir a segurança dos cidadãos", declarou o tenente Vasili Panshkov, ao ser questionado pela agência Interfax sobre a circulação de caminhões militares em Moscou.


Fonte: Terra

Nenhum comentário: