domingo, março 11, 2012

Oposição aumenta denúncias de fraude eleitoral contra Putin.

Oposição aumenta denúncias de fraude eleitoral contra Putin.

            Multidão foi às ruas de Moscou neste sábado para protestar contra a eleição de Putin    Foto: AP



A oposição russa apresentou neste sábado a milhares de manifestantes mais denúncias de fraude nas eleições presidenciais da semana passada, em um novo protesto contra Vladimir Putin, que, embora seja alvo de críticas, recebeu o apoio do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Dentro de alguns dias, cerca de mil denúncias de fraude eleitoral serão apresentadas nos tribunais", afirmou o político opositor , durante um comício na avenida Novo Arbat, em Moscou. "Conseguiremos a realização de eleições parlamentares antecipadas dentro de um ano e as presidenciais dentro de dois", disse.
Como se temia, a oposição de fora do Parlamento perdeu o poder de convocação desde as eleições de dezembro, como reflete o protesto deste sábado, que contou com cerca de 10 mil pessoas, segundo a polícia, e pouco mais do dobro, segundo os organizadores, embora a ambição inicial fosse de 50 mil.

"O mais importante é que o povo sai às ruas pela sexta vez. E isso não é casualidade", assinalou Richkov ante os manifestantes que levavam bandeiras e cartazes para se recusar a reconhecer Putin como legítimo presidente eleito.
O comício teve a presença de observadores eleitorais, que expuseram numerosos casos de fraude durante a votação, na qual Putin, atual primeiro-ministro, obteve 63,60% dos votos já no primeiro turno.
Entre outras irregularidades, os opositores denunciaram pressões sobre servidores públicos para que votassem em Putin, urnas itinerantes, manipulação de protocolos e os famosos "carrosséis", quando um grupo de pessoas vota repetidamente em diferentes centros de votação.
"Houve carrosséis de fazer inveja até para a Disneylândia. Mas isso não era um parque de atrações, e sim um parque de humilhação", disse o ator e diretor teatral Maxim Vitorgan, em declarações repercutidas pelas agências de notícias russas.
O analista político Dmitri Oreshkin disse que Putin não obteve nem 40% dos votos em Moscou, embora a Comissão Eleitoral Central (CEC) tenha registrado quase 47% de apoio dos eleitores da capital russa em favor ao atual primeiro-ministro.

Em São Petersburgo, segunda maior cidade do país, Oreshkin afirmou que a CEC "acrescentou uns 300 votos por colégio eleitoral", o que elevaria em 100 mil o número de votos a Putin.
Enquanto isso, Vladimir Putin, que até agora havia recebido cumprimentos de líderes como o venezuelano Hugo Chávez e o sírio Bashar al-Assad, foi parabenizado neste sábado pelo presidente americano, Barack Obama.
Obama felicitou Putin pela vitória eleitoral, destacou as conquistas alcançadas durante o mandato do atual presidente russo, Dmitri Medvedev (2008-2012), e abordou os passos para relançar a cooperação bilateral EUA-Rússia.
Na sexta-feira, veteranos ativistas russos de direitos humanos haviam classificado como "insulto" as afirmações da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, de que "as eleições russas tiveram um vencedor claro".

Após o pleito parlamentar de dezembro passado, os EUA tinham reagido de uma forma radicalmente diferente à de agora, ao denunciar fraudes e manifestar apoio à oposição, o que levou Putin a acusar Hillary de instigar os protestos antigovernamentais.
Por isso, alguns políticos liberais russos, cientes de que a maior onda de protestos desde a queda da União Soviética estava perdendo fôlego, defendem a organização dos oposicionistas em comitês, para assim explicar mais detalhadamente ao povo suas reivindicações de reforma política e preparar uma nova estratégia de pressão sobre o Kremlin.
A popular apresentadora de televisão Kseniya Sobchak pediu neste sábado aos opositores que elaborem um programa construtivo, criem novos partidos e se integrem no partido que está prestes a ser fundado pelo magnata Mikhail Prokhorov, o terceiro candidato mais votado no pleito da semana passada.

Enquanto isso, o líder do grupo radical Frente de Esquerda, Sergei Udaltsov, que foi novamente detido neste sábado - assim como dezenas de opositores em Moscou e São Petersburgo -, propôs congregar 1 milhão de pessoas no dia 1º de maio, o que semeou incredulidade entre as alas opositoras. "Só as ruas podem mudar os governantes. Só as massas. Não temos outra saída. Por isso lutamos, sairemos às ruas até derrocá-los", declarou Udaltsov.
Ele propôs ainda, caso os protestos não deem resultados, métodos mais radicais como greve, desobediência civil e barracas de acampamento ao estilo da Revolução Laranja ucraniana, que conseguiu forçar a repetição das eleições presidenciais em 2004 após denúncias de fraude.
Cada vez mais são os opositores que põem em dúvida os métodos de Udaltsov, acusado de dirigir o movimento de protesto a um beco sem saída, afugentando a pacífica classe média, principal reduto opositor dos descontentes com o "Putinismo".

O próprio Putin - cujo mandato como presidente expira em 2018, mas com possibilidade de reeleição (haja paciência russa!) - admitiu a existência de algumas irregularidades no pleito(??!!??). No entanto, ele considera incontestável sua vitória e tomará posse do novo cargo em maio.


E para não ficar apenas nas palavras, o vídeo abaixo mostra claramente as fraudes:




Fonte: Terra.com

Nenhum comentário: