sexta-feira, janeiro 12, 2007

LEVANTE A BUNDA DA CADEIRA




Uma senhora, boa aparência e bem vestida olha os peixes, camarões e demais iguarias da banca. Quando os atendentes se distraem, sorrateiramente, a senhora pega uma lagosta e sai sem pagar. Um senhor se aproxima da banca, aproveita-se da distração dos atendentes e, igualmente, coloca em sua cesta dois peixes de bom tamanho
.
A cena foi presenciada pelo deputado Vitor Cascione (PTB-SP). Um amigo feirante o convidou para que presenciasse essas cenas, corriqueiras, na sua banca. O local da feira não foi revelado, mas pelas características de freqüência - pessoas de alto poder aquisitivo -, depreende-se que seja uma das mais tradicionais feiras de São Paulo, no bairro do Pacaembu (frente ao Estádio). O que estará acontecendo? Uma epidemia de Cleptomania? 







Valores e Caráter estão em falta.
Valores que estão indo para o ralo, juntamente com o sonho de tornar desse país uma Nação mais justa. Alguns se cansaram de esperar, outros ainda têm esperança; estes, moderada e educadamente expressam suas idéias, aqueles, os imediatistas, resolvem seus problemas enveredando para o ilícito. Os moderados esperançosos usam uma linguagem às vezes dura, mas completamente não entendida pela maioria da população. Os imediatistas bolsistas (do bolsa família ou de Harvard) deixam-se cooptar facilmente por uma benesse, seja um ridículo valor mensal ou uma nomeação sem concurso: a falta de caráter não escolhe classe social, ideologia, raça ou credo.

É fácil – e simplista - entender que um favelado enverede para o tráfico, no entanto fica difícil compreender que jovens da classe média tomem o mesmo caminho; mas é o que tem acontecido freqüentemente.

A geração – da qual também faço parte – sexo, drogas e rock-and-roll não soube dosar as quantidades e amarga hoje uma droga de vida, o sexo sem sentimento e o rock-and-roll só em flash back (os de hoje são uma droga, na sua maioria).

Ninguém – ou poucos – seguiram bons exemplos de Martin Luther King, Ghandi ou da Madre Tereza de Calcutá. O Cristo, que é procurado hoje em dia, é o que resolverá os problemas de dividas e do enriquecimento instantâneo. Ninguém pode estranhar o enriquecimento de grandes líderes ditos cristãos (Estevan Hernandez e sua esposa, Edir Macedo e Davi Miranda entre tantos).
Da mesma forma, não há surpresas no surgimento de Lulla nem do apoio da bancada do PSDB a Arlindo Chinaglia: é a falta de caráter que graça em todos os níveis da sociedade.

E o que esperar para o futuro quando nossa juventude ainda, estupidamente, desfila com a foto de um assassino – o Guevara - estampada nas camisetas, embebedam-se nas Raves (verdadeiras Woodstock piorada), formam comunidades nazistas, racistas e preconceituosas no Orkut, drogam-se até em nome de Deus e decaem moralmente dia-a-dia?.

E os pais onde estão? Pançudos e pançudas refestelam-se nas poltronas diante da telinha, assistindo novelas que pregam a esbórnia total, a traição e o sexo barato e inconseqüente, enquanto seus rebentos estão ao Capeta dará. Mesmo sabendo que Chico Buarque aprova a ditadura assassina de Fidel, nossas representantes do sexo frágil têm chiliques e fazem fila para ver o show do esquerdista-de-beira-de-piscina.

Então, nenhuma surpresa com os congressistas, comunistas ou vigaristas. Nenhum espanto com a apatia da população quando o presidente promove o loteamento do país, o sepultamento de sonhos e o enriquecimento ilícito de companheiros ou banqueiros.

O Brasil vem caindo no crescimento no PIB, é certo; porém a maior queda, acelerada, é a moral. Somos finalmente um país IMERGENTE, amoral e leniente.

Vamos levantar a bunda da poltrona, antes que a levem.

Nenhum comentário: