quarta-feira, janeiro 24, 2007

O DIABO TAMBÉM TEM CARISMA



O CAPETA TAMBÉM TEM CARISMA?
carisma - do Lat. charisma <>s. f.,
1ª- dom da graça de Deus;
2ª- designação dos dons e disposição de cada cristão para o desempenho da sua missão dentro da Igreja;
3ª- qualidade marcante de um indivíduo que o distingue dos demais.

Embora elle - ainda - não tenha assumido que tem a Graça de Deus, a terceira opção se encaixa no perfil de Lulla. Tenho ouvido muito a respeito da capacidade de encantar as massas que tem o presidente (delles). Por essa capacidade chamam-no de "Carismático". Da minha parte, creio que deveriam encontrar outra palavra para enquadrá-lo. O carismático, na minha visão, é aquele que, além do que diz, tenha uma imagem que cative, que prenda a atenção e só então alguém se dispõe a ouví-lo. Coloque-se o Lulla (o metalurgico) numa reunião da ONU para fazer os discursos que fazia e ao final pergunte-se a cada um da assembléia que faça uma síntese do que foi dito. Poucos terão realmente prestado atenção.
Para prender a atenção de quem ouve, se não tiver uma boa imagem, é preciso que se fale a mesma linguagem e compartilhe dos problemas que afligem a quem ouve. Qualquer um pode reunir à sua volta uma multidão, proferindo impropérios contra os mais ricos, os políticos, a justiça e até à fábrica de cachaça que diminuiu a graduação alcoólica sem avisar o consumidor. Numa platéia formada pelos mais ricos, basta fazer exatamente o contrário: desça o pau nos pobres culpando-os pelo atraso, na justiça que impede a lavagem de dinheiro e ao fabricante do Chivas Regall que mudou o rótulo do scotch. O candidato a carismático só terá sucesso se a mídia o ajudar bastante.

Hitler encantou multidões porque culpou um povo pelo atraso da Alemanha. Jogou nas costas do povo judeu a culpa pelas próprias mazelas. Insuflou as massas e obteve aprovação para o Holocausto. Mas só teve sucesso porque detinha em suas mãos a mídia.

Hugo Chávez, a primeira dama de Fidel, tem o "sucesso" na Venezuela porque culpa o "Império Americano" pela pobreza, pelo atraso e até pela chuva que eventualmente caia. Chávez tem "sucesso" porque a mídia venezuelana perdeu a capacidade de mobilização e de indignação ou está na folha de pagamento. No Brasil Chávez tem seus fãs, somos um país de 75% de analfabetos funcionais que mal sabem que quase metade do que produzimos são comprados pelo "Império".

Lulla também tem seus seguidores que mal sabem que elle faz parte da Elite e seus companheiros (40 e tantos mil) espalhados nas estatais, ministérios e órgaos da administração também são elite. Lulla tem"sucesso" porque parte da mídia comunga da mesma ideologia. A outra parte da mídia não faz o que deveria - denunciar - porque é alimentada com recursos públicos (nosso dinheiro) via publicidade.

E daí? Os 25% da população que sabem ler ( e entender) e escrever estão parados à beira do caminho esperando, como os 75%, um salvador da pátria. As mulheres estão comodamente enchendo peitos com silicone, aumentando o bumbum, fazendo chapinha e os cambau. Os homens estão aumentando o biceps, modificando as sombrancelhas, bronzeando o trazeiro (uau!!), viraram metrosexuais e a indignação colocaram no armário das academias de musculação. Os filhos, dos mais pobres ou mais ricos, estão nas raves enchendo o rabo de drogas, estão virando intermediário de traficantes e assaltando. Nossa (credo!) classe política tem a exata dimensão desse universo e porisso mesmo praticam as maiores atrocidades. Sabem que a memória do brasileiro é curtíssima. Os políticos só mudam de opinião, exatamente, quando esses 25% resolvem dar "um tempo" na academia e começam a atazaná-los. Foi assim com medidas provisórias, com a criação do CFJ e agora com a TERCEIRA VIA (que na verdade é SEGUNDA).
O PSDB que ganhou votos porque se apresentava como oposição ao lulopetismo, estava aderindo ao esquemão; mudou de rumo graças aos muitos que cobraram uma atitude firme e aos poucos (Paulo Renato Souza, Silvio Torres, Duarte Nogueira e mais 27 parlamentares), que chamaram às favas os "espertinhos" de plantão. Essa luta não terminou ainda: o voto é secreto, mas pode ser declarado como já aconteceu antes
: E MAILs neles e nos parlamentares do PMDB para que firmem posição em FRUET.

E o " carismático" onde entra na história? Vamos cobrar da mídia o exato cumprimento do papel que a ela cabe: INFORMAR TUDO, COBRAR O QUE NÃO ESTÁ RESOLVIDO E EXIGIR A JUSTIÇA AOS QUE JÁ FORAM IDENTIFICADOS NOS MUITOS ESCÃNDALOS. Vamos Desligar nossos televisores, cancelar assinaturas (ou pelo menos não renovar) de jornais e revistas: pior do que não estar informado é estar mal informado. Mudemos a cabecinha dos nossos amigos, daquele filho que está a caminho da estupidez crônica, das espôsas que adoram o imbecil do Chico de Havana, da sogra que diz que o Maluf faz, da namorada que sabe onde o Gianecchini tem uma pinta mas não sabe onde fica o Acre, do porteiro que fica o dia inteiro ouvindo pagode mas não sabe o nome de nenhum ministro (o Lulla não sabe o nome de todos, aposto) ou acha que o Serra ainda é prefeito e até do padre que não votou no Alckmin por que ouviu dizer que ele não tinha CRM (aconteceu aqui ao lado da minha casa). É preciso tirar essa aura de "coitadinhoqueveiodonadaeviroupresidente"; se isso tivesse sido feito desde 1980 não estaríamos nesse barco furado.

MÃOS À OBRA????

Nenhum comentário: