sábado, junho 07, 2008

PESQUISAS: POR QUÊ ELAS SÃO TÃO IMPORTANTES?









Data: 2/6/2008
Fonte: Setcesp

1-O Prefeito Gilberto Kassab (Dem-SP) sancionou, nesta última quarta-feira, a Lei nº 14.751/08, de autoria dos vereadores Myryam Athie e Jooji Hato que visa proibir a circulação de caminhões na cidade de São Paulo não só na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC)... . ...O SETCESP também é contra o rodízio de caminhões no mini-anel viário, pois estas vias são corredores importantes para a logística do País.

2-Se não for no convencimento, vai ser na base da pressão. Representantes dos transportes, comércio, logística e serviços se reuniram ontem à tarde [14-04] em São Paulo para montar uma comissão que vai apresentar propostas às medidas anunciadas por Gilberto Kassab restritivas ao tráfego de caminhões na capital paulista, a partir do dia 15 de maio. Empresários de transportes e sindicatos querem que o prefeito reveja as medidas, que instituem rodízio de placas nas marginais Pinheiros e Tietê e Bandeirantes e proíbem veículo urbano de carga (VUC, caminhão de 6,30 metro de comprimento) de trafegar das 5h às 21h numa faixa de 100 km2 no centro expandido de São Paulo. Para reverter o quadro, o setor quer testar, inclusive, seu poder de persuasão política.

..Num auditório com mais de 200 pessoas, na sede do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo (Setcesp), a reunião aconteceu com discursos inflamados contra o prefeito, acusado de praticar medidas eleitoreiras.

...“Daqui a pouco, eles vão pedir para a gente transportar o material de campanha deles e pedir um reforço de caixa”, afirmou Adalberto Panzan Jr., presidente da Associação Brasileira de Logística (Aslog). “Nessa hora vamos cobrá-los e saber se são merecedores de nossa confiança”, disse... (Gazeta Mercantil 15/04/08)

De repente, semana passada, aparece mais uma pesquisa de intenção de votos para prefeitos da capital de São Paulo. Dirão os crédulos - e com muito pouco juizo -, que ninguém jogaria sua reputação no ralo fazendo uma pesquisa dirigida, favorecendo alguém ou, o que seria pior, desqualificando alguém. 

É preciso jamais esquecer que estamos falando do Brasil. Pesquisas mandrakes já aconteceram aos montes no Brasil; Brizola, se vivo fôsse, que o diga. Erundina também tem restrições às pesquisas - ou pelo menos tem motivos para isso -. Jânio Quadros dormiu candidato derrotado para FHC e acordou prefeito; mais uma vez as pesquisas erraram feio. Convenhamos, embora toda e qualquer pesquisa tenha que ser REGISTRADA no TRE, o que garante a sua total imparcialidade? A credibilidade do Instituto? E os precedentes, credenciam a total honestidade?



Sou favorável à candidatura Alckmin, embora o Serra seja contra, todos os vereadores do PSDB sejam contra, a Martaxa seja contra e o Kassab seja contra. Alckmin vai implodir - um pouco mais - o PSDB paulista teimando em ser o candidato a prefeito. O PSDB nacional já desmoronou em 2005, quando beatificou Lula, calando-se diante de tantos escândalos. 

Quem conhece bem a cidade de São Paulo, sabe que as melhorias são visíveis; escolas reformadas, muitas outras construídas, corredores de ônibus urbanizados e um cem numero de outras melhorias. O povão gosta de obras, não importa para que sirvam: Kassab faz obras, algumas, como a ponte Estaiada, caríssimas e de pouca serventia para quem necessita do transporte urbano. Mas é assim que o povo se sente bem. E é assim que vejo o candidato Kassab: bem colocado na corrda à Prefeitura. E é assim que vejo Alckmin: muito bem colocado. Marta, como sempre, tem um altíssimo índice de rejeição. Resumindo; os donos do transporte público não querem o Kassab, os transportadores de carga detestam o Kassab, as empresas de out-doors querem se vingar do Kassab e entre o Kassab e Alckmin que ganhe a Marta. 

De nada adiantaria Alckmin afastar-se dessa corrida, o final será Marta mesmo. As pesquisas vão influenciar o povão eleitor e, se possível, a maquininha dá um jeito no resultado final; afinal quem comanda essa bagaça de país tem know-how para manipular o que quer que seja.

Nenhum comentário: