sexta-feira, setembro 16, 2011

Ministério da Pesca quer brasileiros comendo mais pescado



Não riam, mas se rirem podem ficar à vontade. Essa é mais uma bombástica afirmação vinda de um dos trocentos ministérios que são tão necessários ao brasileiro quanto um "olho de peixe" no pé.

O consumo, segundo a OMS, está abaixo do recomendado: cada brasileiro come, em média, 9 quilos de pescado por ano, quando o ideal são 12 quilos.

Dentro das ações da campanha (mais uma campanha que visa a engordar a conta bancária de publicitários e "adoçar" a mídia), que vai até o dia 24 deste mês, o ministro Luiz Sérgio (alguém já ouviu falar? Anime-se nem a familia dele sabia) visitou ontem (15/09) vários supermercados do Distrito Federal (DF) e admitiu que o preço muito caro é um obstáculo para o aumento do consumo.

Como cheira mal..não o peixe mas o ministério da pesca
Não deixa de ser alentador sabermos que um ministro saiba o valor de qualquer coisa. E, dentro do seu notável saber, vaticinou: “É um fator que precisamos superar”. E, não satisfeito, tascou: “A campanha é importante porque o Brasil produz 1,2 milhão de toneladas de peixe, o que é muito pouco, mas podemos dobrar e até triplicar essa produção”.

A pergunta que fica no ar é: como uma campanha estimulando o consumo fará com que o Brasil "pesque" mais? Os peixes já sabem da campanha? Pularão contentes e felizes no primeiro barco que se aproxime do cardume?

É claro que a conscientização do peixe vai demorar um pouco mais: será preciso instalar televisões no fundo do mar, mas esse é um problema para outro ministério igualmente inútil; até lá o pescado continuará sendo caro.

Senão vejamos a notícia que vem lá do Pará (que hoje é um estado mas querem por que querem dividí-lo em três):

""Pescado fica 525% mais caro, em 16 anos.Pesquisa do Dieese-Pa confirma impressionante aumento do preço do peixe no Pará, apesar do Estado ser um dos maiores produtores do país"" (Notícia do Diário do Pará aqui)

Entenderam?

Nenhum comentário: