quinta-feira, outubro 04, 2007

FREE BURMA - LIBERDADE PARA MYANMAR - MIAMAR - BURMA

BLOGAGEM COLETIVA

Free Burma!

Myanmar: Governo promove bloqueio à Internet
O governo de Myanmar, a antiga Birmânia, bloqueou o acesso à Internet em todos os cibercafés no país. Contudo, pessoas de fora do território continuam a utilizar a rede global para protestar contra as intensas atividades militares.
Vários relatos e fotos estão a ser publicados em sites como Democratic Voice of Burma, que fica hospedado na Noruega. Ko Htike, hospedado em Londres, no Reino Unido, tem disponibilizado imagens, vídeos e testemunhos de pessoas em Myanmar desde o início do bloqueio da Internet.
Uma comunidade no Facebook de apoio aos monges daquele país já conta com 128 mil membros, os quais estão a organizar um dia de protestos a nível mundial. (hoje 4 de Outubro)
Esses sites têm sido fundamentais para relatar o que se passa em Myanmar, onde o governo enviou forças militares para silenciar as manifestações, sendo que os relatos sobre mortos variam de dezenas a centenas, uma vez que todas as notícias têm sido censuradas ou impedidas de sair do país.
Contudo, não se sabe se as imagens e o apoio online aos protestos irão influenciar o governo, mas o bloqueio da rede pode ser visto de forma positiva, pois mostra que as autoridades de Myanmar são sensíveis a pressões internacionais, uma vez que não querem que o que está a acontecer seja observado. (Fonte: Diário Digital - Portugal)

Nenhum comentário: