terça-feira, outubro 16, 2007

SALÁRIO NÃO MELHORA ENSINO


SALÁRIO NÃO MELHORA ENSINO, diz secretária de Educação de SP

"O quadro mostra, com clareza, que não há uma relação direta entre salário e qualidade do ensino, embora a questão salarial seja fundamental para valorização dos professores", disse a titular da pasta do governo José Serra (PSDB), Maria Helena Guimarães de Castro.

Questionada sobre o Acre, que é o campeão dos salários e aumentou 13,8 pontos no Saeb entre 2003 e 2005 (São Paulo avançou 1,1), ela disse que o Estado melhorou porque manteve a mesma política educacional desde o início dos anos 90. Fonte Folha on-line


É extremamente lamentável e infeliz que uma Secretária de Estado - educação -, afirme que "salário não melhora ensino". Talvez a secretária ignora que todos os estudos vão para mesma direção quando comprovam que o investimento maciço no capital, nos recursos e na gestão humana, tem como objetivo a busca de uma melhor qualidade de vida do colaborador, quer seja da iniciativa privada ou pública. Investir em remuneração minimamente decente e aceitável para que o colaborador possa ter, lazer, cultura, educação (capacitação, atualização, qualificação, graduação, pós-graduação), saúde física e emocional, moradia, enfim, para que ele possa ter dignidade, desenvolver atividades respaldado no prazer, sentir a necessidade de enfrentar desafios, exercitar a criatividade, ser parceiro em idéias e ideais, se superar, se sentir feliz, faz sim, com que este devolva e retribua para o seu pagador por meio de maior comprometimento, produtividade e eficiência na sua relação humana, atividade e atitude profissional, até porque, autoriza o gestor, também, a cobrar e exigir mais. Salário, prezada secretária, é uma obrigação e uma ferramenta que não pode ser desprezada por nenhum gestor que almeja atingir o melhor daquilo a que se propõe, mormente, em segmentos tão sensíveis como educação, saúde e segurança. Se não pode dar este salário, que ao menos não profira inadequações.

Dr.David Neto
Médico e Jornalista - Ex- Secretário de Saúde e medicina Preventiva

Nenhum comentário: