quarta-feira, maio 14, 2008

ISRAEL 60 ANOS

A criação de Israel bíblica:
Gênesis 32:28 - Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus ("Issar-El") e com os homens e tens prevalecido.

A cidade de Tel Aviv, vive hoje, um intenso processo de revitalização de suas construções, mas sempre dentro da política de preservar a memória. As casas são escoradas e “empurradas” para frente e suas fachadas são restauradas. Isso,vemos em um dos pontos mais ‘hips’ da metrópole, a Sderot Rotschild, com seus badalados cafés e extensa e arborizada alameda. Mas, não muito distante, o mesmo acontece no entorno de uma rua muito especial e familiar a nós, brasileiros- Rechov Osvaldo Aranya, ou mais adiante, sinalizada em um português mais “acertado”- Rechov Oswaldo Aranha. Sim, próximo à Prefeitura de Tel Aviv, uma homenagem a esse brasileiro que, com seu martelo, deu o tão sonhado ‘sim’ à fundação do Estado de Israel.

A nomeação da rua aconteceu este ano [2007], como uma homenagem ao chanceler brasileiro que presidiu a Assembléia da ONU, que aprovou a criação do Estado de Israel. E a solenidade contou com a presença de familiares do diplomata, como Luiz Oswaldo Aranha; de autoridades, como o embaixador do Brasil em Israel, Pedro Motta; a vice-prefeita de Tel-Aviv, Yael Dayan; e do adido militar do Brasil em Israel, coronel Ramos; além de brasileiros, como o apresentador Cid Moreira e Assíria do Nascimento, esposa do ex-jogador Pelé. Após a cerimônia, houve apresentação do Coral da Prefeitura de Tel-Aviv.

Fonte: Confederação Israelita do Brasil
http://www.conib.org.br/

Nenhum comentário: